Música / Instrumentos





PORONGO OU MATES

Para acompanhar os mazacallas na percussão, os negros uruguaios tocavam os mates ou porongos. (A peça se parecia com uma espécie de maraca segundo o pesquisador Rubem Carambula.

O porongo tinha a superficie coberta por uma malha de conchas guizos. São, ao todo, mais de quinze ritmos diferentes.







MÚSICAS DE TRABALHAR

Reúne as músicas classificadas genericamente como Canto de Trabalho, modalidade de canto que acompanha as atividades coordenando seus movimentos. Em sua maioria se originam no período colonial, onde a mão-de-obra escrava predominava na lavoura, na mineração e na cidade. Muitas acabaram sendo extintas, em função da modernização.

No Acervo da Coleção Missão de Pesquisas Folclóricas constam gravações de várias delas, relacionados à diferentes atividades de trabalho como: Canto de carregadores de piano, Canto de casa de farinha Consta ainda o Canto de pedinte, utilizado para pedido e agradecimento de esmolas.







MÚSICAS DE CANTAR

Esta categoria reúne as músicas que não são ligadas a dança ou a manifestações religiosas. Foram denominadas no Catálogo Histórico-Fonográfico da Missão de Pesquisas Folclóricas como Canto puro, não ligado à dança.

Quase que em sua totalidade tratam-se da forma conhecida como Desafio, cantada como um duelo entre dois cantadores, parte de improviso e parte decorada. Considerado por Luis da Câmara Cascudo como de origem européia, é em encontrada em quase todo o Brasil, principalmente no norte e nordeste.







MÚSICAS DE DANÇAR

Esta categoria reúne as músicas instrumentais ou cantadas ligadas à dança. A Missão de Pesquisas Folclóricas em 1938 realizou coleta de material e gravações de diferentes tipos: solistas, coletivas, religiosas e de brinquedos infantis como é o caso da Roda.

Reúne também as danças classificadas como Danças Dramáticas, nome genérico com que se designam os grandes bailados populares que se baseiam num assunto e têm, na sua maioria, partes faladas e representadas, contando uma ou várias histórias como Bumba-meu-Boi, Barca ou Nau Catarineta, Cabocolinhos e Reis de Congo.





MÚSICAS DE REZAR

Esta categoria reúne as música das danças e cantos religiosos e também das manifestações religiosas afro-brasileiras e ameríndias.

Sob o nome rezar não se enquadram somente cânticos que repetem orações, mas também os utilizados para louvar, agradecer, invocar e despedir-se de deuses e entidades espirituais como santos, orixás, voduns, mestres e caboclos.

A Missão de Pesquisas Folclóricas realizou gravações e coleta de material sobre algumas dessas manifestações como: Babaçuê, Catimbó, Xangô e Tambor-de-Mina.

Sobre elas, a Discoteca Pública Municipal de São Paulo (atual Discoteca Oneyda Alvarenga) também lançou publicações.





MÚSICAS

Balauê- o balauê, mais melodioso que a maior parte das outras músicas santomenses (apesar de assentar sobretudo na percussão), parece ter surgido logo a seguir à independência como resultado da evolução do socopé para ritmos mais dançáveis e alegres . Há vários grupos balauê, sendo este estilo, juntamente com a puita um dos mais populares nas zonas rurais.



           III ciclo
Volta para Escola       
Volta para index    Volta ao início da página