Charles Marques e Moisés de Lima

 



"Todas as festas tinham que ter a palavra de Deus. Era muito importante abençoar."
Sabrina Martins


"Um camponês se revoltou contra a Igreja e disse tudo que pensava e foi queimado. Então todos tinham medo e não diziam o que pensavam, pois não queriam ser queimados."
Thama da Silva


 

O nome Cruzadas veio do período em que o Urbano II em Clermont, na França, durante o Concilio de Bispos e abades franceses, ordenou que os cavalheiros que partissem para Terra Santa, assinalassem com uma cruz os seus trajes guerreiros. Ali, sob promessa do Papa e do que estaria submetidos somente as cortes eclesiásticas, que suas propriedades receberiam as bênçãos da Igreja, que se tornariam membros temporários dela e que todos os que lutassem contra os Mouros, morrendo ou sobrevivendo, alcançariam a salvação eterna.

Os cavalheiros que ali estavam, imediatamente resolveram obedecer a ordem. E pôr a cruz branca nas suas armaduras. Tornaram isso um símbolo de sua ida a Palestina.

Anos mais tarde, já no século XIII, isto identificaria todo o movimento com o nome de Cruzadas.

Daniele Soares e Naiara Távora




               Volta para Escola                                                                                                                                                                      Vai para próxima página Volta ao início da página Volta para álbum de desenhos da turma C15