1º Ciclo

O PRIMEIRO CICLO tem a duração de três anos e atende crianças dos seis aos oito anos aproximadamente. A carga horária semanal regular é de 20 horas.  Em nossa escola, além do professor referência, que é quem atende a turma na maior parte do tempo, os alunos também assistem aulas com professores especializados de Educação Física e Artes. O professor Itinerante dá o apoio necessário para o professor referência, auxiliando em horários específicos e conforme planejamento da escola.
 

2º Ciclo

Este ciclo é composto pelo 4º, 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, anteriormente conhecidos como 3ª série, 4ª série e 5ª série.

No segundo ciclo as bases do currículo são as grandes áreas do conhecimento. Através da Matemática, da História, das Ciências, das noções de Economia e de diferentes formas de expressão, os alunos aprendem a interpretar o mundo que os cerca e seu papel na sociedade e na História. Nesses três anos, é, pouco a pouco, intensificado o ensino de línguas e cultura estrangeiras, bem como o estudo da Geografia e das questões sociais de ordem municipal, estadual, nacional e internacional. A equipe de professores deste Ciclo é composta por dois professores generalistas por turma, um professor itinerante (volante) a cada quatro turmas, um professor de Língua Estrangeira, um de Educação Física e um de Arte-Educação. A informática é utilizada como apoio à aprendizagem.

Essa é a fase onde surgem os sonhos ambiciosos, a identificação com certos personagens fictícios ou não e a expansão do raciocínio crítico. As crianças e pré-adolescentes, neste período, apresentam uma maior resistência às opiniões dos adultos e aumenta a identificação emocional com os amigos, principalmente com os do mesmo sexo, formam-se as “turminhas” e o sentimento de competição.
 

3º Ciclo

 

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) da EMEF Martim Aranha fundamenta-se na mesma organização de EJA da Rede Municipal de Ensino.

BASES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS DA EJA

1.      ALFABETIZAÇÃO COMO DIREITO: todos, independentemente da idade, tem direito a educação. Baseia-se, portanto,  na concepção de movimento contínuo e permanente de novos educandos, diferentemente de uma “campanha” restrita a um período de tempo.

2.      CONCEITO DE ALFABETIZAÇÃO: muito mais amplo que o simples ler, escrever e compreender um pequeno texto.  Envolve o conhecimento e domínio de outras habilidades relacionadas às transformações sócio-econômicas e tecnológicas.

3.      CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR: baseado no permanente planejamento e replanejamento de atividades, propostas e teorizações fundamentadas na Educação Popular.

4.      ESCOLA PARA TRABALHADORES: o acesso a escola é contínuo e baseado no princípio de universalidade do conhecimento.
 

BASES TEÓRICAS DO CONCEITO DE TOTALIDADE DE CONHECIMENTO

 A organização curricular na EJA se dá através das Totalidades de Conhecimento.  Estas correspondem a níveis que envolvem a Alfabetização (T1 a T3) e pós-alfabetização (T4 a T6).

A denominação de TOTALIDADE resulta da concepção de um ensino-aprendizagem interdisciplinares, onde professores compartilham seus campos conceituais, métodos e teorias. Neste sentido, as Totalidades de Conhecimento tem como bases teóricas:

  INTERDISCIPLINARIDADE:  abordagem conjunta e articulada de um conceito ou objeto pelo conjunto de professores das disciplinas, com seus métodos, instrumentos e teorias específicos, em prol da aprendizagem do aluno.

2.      FORMAÇÃO DO SENSO CRÍTICO:  capacidade de criação, crítica e opinião por parte do educando.

3.      ALUNO SER-PRESENTE:  o educando como pessoa única em sua complexidade de história de vida, saberes e concepções que dialogam com os educadores em aula.
 

PRINCÍPIOS POLÍTICOS E PEDAGÓGICOS DA EJA 

1.      CONSTRUÇÃO PLENA DA CIDADANIA

2.      TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE

3.      CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA MORAL


ORGANIZAÇÃO DAS TOTALIDADES DE CONHECIMENTO 

A EJA organiza-se em seis Totalidades de Conhecimento:

3 Totalidades Iniciais (T1, T2, T3) e 3 Totalidades Finais (T4, T5, T6). ]

De forma muito simplificada, podemos dizer que as Totalidades Iniciais correspondem aos anos iniciais do Ensino Fundamental  (1ª a 4ª séries; Ciclos A e parte do B), e as Totalidades Finais aos anos finais do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries; parte do ciclo B e Ciclo C).