1º Ciclo
O PRIMEIRO CICLO tem a duração de três anos e atende crianças dos
seis aos oito anos aproximadamente. A carga horária semanal regular é de 20
horas. Em nossa escola, além do professor referência, que é quem atende a turma
na maior parte do tempo, os alunos também assistem aulas com professores
especializados de Educação Física e Artes. O professor Itinerante dá o apoio
necessário para o professor referência, auxiliando em horários específicos e
conforme planejamento da escola.
2º Ciclo
Este ciclo é composto pelo 4º, 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, anteriormente conhecidos como 3ª série, 4ª série e 5ª série.
No segundo ciclo as bases do currículo são as grandes áreas do conhecimento. Através da Matemática, da História, das Ciências, das noções de Economia e de diferentes formas de expressão, os alunos aprendem a interpretar o mundo que os cerca e seu papel na sociedade e na História. Nesses três anos, é, pouco a pouco, intensificado o ensino de línguas e cultura estrangeiras, bem como o estudo da Geografia e das questões sociais de ordem municipal, estadual, nacional e internacional. A equipe de professores deste Ciclo é composta por dois professores generalistas por turma, um professor itinerante (volante) a cada quatro turmas, um professor de Língua Estrangeira, um de Educação Física e um de Arte-Educação. A informática é utilizada como apoio à aprendizagem.
Essa é a fase onde surgem os sonhos ambiciosos, a
identificação com certos personagens fictícios ou não e a expansão do raciocínio
crítico. As crianças e pré-adolescentes, neste período, apresentam uma maior
resistência às opiniões dos adultos e aumenta a identificação emocional com os
amigos, principalmente com os do mesmo sexo, formam-se as “turminhas” e o
sentimento de competição.
3º Ciclo
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) da EMEF Martim Aranha fundamenta-se na mesma organização de EJA da Rede Municipal de Ensino.
BASES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS DA EJA
1. ALFABETIZAÇÃO COMO DIREITO: todos, independentemente da idade, tem direito a educação. Baseia-se, portanto, na concepção de movimento contínuo e permanente de novos educandos, diferentemente de uma “campanha” restrita a um período de tempo.
2. CONCEITO DE ALFABETIZAÇÃO: muito mais amplo que o simples ler, escrever e compreender um pequeno texto. Envolve o conhecimento e domínio de outras habilidades relacionadas às transformações sócio-econômicas e tecnológicas.
3. CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR: baseado no permanente planejamento e replanejamento de atividades, propostas e teorizações fundamentadas na Educação Popular.
4. ESCOLA
PARA TRABALHADORES: o acesso a
escola é contínuo e baseado no princípio de universalidade do conhecimento.
BASES TEÓRICAS DO CONCEITO DE TOTALIDADE DE CONHECIMENTO
A organização curricular na EJA se dá através das Totalidades de Conhecimento. Estas correspondem a níveis que envolvem a Alfabetização (T1 a T3) e pós-alfabetização (T4 a T6).
A denominação de TOTALIDADE resulta da concepção de um ensino-aprendizagem interdisciplinares, onde professores compartilham seus campos conceituais, métodos e teorias. Neste sentido, as Totalidades de Conhecimento tem como bases teóricas:
INTERDISCIPLINARIDADE: abordagem conjunta e articulada de um conceito ou objeto pelo conjunto de professores das disciplinas, com seus métodos, instrumentos e teorias específicos, em prol da aprendizagem do aluno.
2. FORMAÇÃO DO SENSO CRÍTICO: capacidade de criação, crítica e opinião por parte do educando.
3. ALUNO
SER-PRESENTE: o educando como
pessoa única em sua complexidade de história de vida, saberes e concepções que
dialogam com os educadores em aula.
PRINCÍPIOS POLÍTICOS E PEDAGÓGICOS DA EJA
1. CONSTRUÇÃO PLENA DA CIDADANIA
2. TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE
3. CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA MORAL
ORGANIZAÇÃO DAS TOTALIDADES DE
CONHECIMENTO
A EJA organiza-se em seis Totalidades de Conhecimento:
3 Totalidades Iniciais (T1, T2, T3) e 3 Totalidades Finais (T4, T5, T6). ]
De forma muito simplificada, podemos dizer que as Totalidades Iniciais correspondem aos anos iniciais do Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries; Ciclos A e parte do B), e as Totalidades Finais aos anos finais do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries; parte do ciclo B e Ciclo C).