![]()
FORMAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL
Professora Maria Angélica Mallmann
INTRODUÇÃO
A juventude sempre cumpriu um importante papel na história do Brasil em vários movimentos que marcaram os rumos da vida política da nossa sociedade. Especialmente, a partir de 1964,com a ditadura militar que durou até meados de 1985, os estudantes fizeram parte da resistência contra esse regime.
No final da década de 1970, as entidades estudantis começam a ser reativadas. E,em 1984, ocorre o movimento pelas ¨Diretas Jᨠpara a eleição do Presidente do Brasil onde a participação dos estudantes foi muito importante.
Após 34 anos, sem escolhermos, pelo voto direto, o presidente do país, em 1989, Fernando Collor de Melo é eleito. Em 1992, acontece o impeachment deste devido à corrupção em seu governo. E, mais uma vez, o movimento estudantil tem papel fundamental saindo às ruas para protestar, ficando conhecido como os "Caras Pintadas".
Mais de uma década se passou e, chegamos aos dias atuais com a democracia restaurada em nosso país, porém, com questões cruciais que tem atingido a sociedade em geral mas, em especial, a nossa juventude. Questões essas que perpassam o nosso dia a dia, em casa, nas salas de aula, nas ruas, tais como: violência,sexualidade, tráfico e consumo de drogas, gravidez na adolescência, DST e, sobretudo, a falta de perspectiva que atinge, principalmente, a juventude das periferias dos grandes centros urbanos, como é o caso da cidade de Porto Alegre.
BREVE HISTÓRICO
A EMEF Vereador Martim Aranha está localizada na "Grande Cruzeiro", região esta composta pelos bairros Medianeira e Santa Teresa. Segundo dados disponíveis na PMPA, esta região possui 69.923 habitantes, representando 5,14% da população do município de Porto Alegre. Com uma área de 6,82 km², representa 1,43% da área do município, sendo sua densidade demográfica de 10.252,64 habitantes por km².
A taxa de analfabetismo na região é de 6,2% e, o rendimento médio dos responsáveis por domicílio é de 7,3 salários mínimos.
Inserida no contexto das periferias da cidade de Porto Alegre, onde questões que afligem os grandes centros urbanos se acentuam ainda mais devido à carência de perspectivas locais como espaços de formação, lazer e cultura, a EMEF Vereador Martim Aranha surge, de acordo com levantamento histórico realizado, como parte da trajetória da comunidade local.
"(...) as ações do processo de construção da nossa escola começam no ano de 1987. As comunidades das Vilas (na época 18 vilas)próximas da atual sede, mobilizaram-se e pressionaram os órgãos políticos de POA solicitando uma escola, devido ao grande número de crianças sem escola (...)".
Temos atualmente um grande número de jovens que frequentam a nossa escola onde, as questões sócio culturais refletem-se diretamente nas relações cotidianas desenvolvidas no interior da mesma, carecendo de ações que apontem para a formação de sua cidadania em direção à autonomia com reconhecimento de seus direitos e , também, responsabilidades.
JUSTIFICATIVA
Considerando o contexto local e social desta comunidade, o grande número de jovens que frequenta a nossa escola e, uma demanda subjetiva por espaços onde os mesmos possam se expressar, reconhecendo-se como sujeitos de sua própria trajetória de vida, discutindo e pensando alternativas e perspectivas em direção a um futuro com qualidade de vida,entendemos que a constituição desse espaço possa se dar através do Grêmio Estudantil.
O Grêmio Estudantil é a organização que representa, de modo legítimo, o interesse dos estudantes no âmbito escolar e de construção de sua cidadania. Permite que os mesmos aprendam a prática do debate de idéias e pensamentos através da convivência pacífica e democrática entre eles.
OBJETIVO GERAL
Contribuir para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes para que os mesmos possam organizar-se de modo a reconhecer seus direitos e responsabilidades no contexto social em que vivem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Criar um espaço próprio para os estudantes no âmbito escolar.
2. Promover atividades de caráter sócio cultural e esportivo para os mesmos.
3. Promover palestras, filmes e debates com temas de interesse desse público alvo.
4. Ser o canal de interlocução do segmento dos estudantes junto à comunidade escolar.
METODOLOGIA
O Grêmio Estudantil da EMEF Vereador Martim Aranha foi constituído no ano de 2008, através da aprovação de seu Estatuto, em Assembléia Geral dos estudantes, com renovação de sua diretoria, por eleição direta dos alunos a partir de 12 anos de idade.
REFERÊNCIAS:
"PROJETO CIDADE ESCOLA". PMPA-SMED. Ano 2008
CADERNO GRÊMIO EM FORMA. Instituto Sou da Paz.
LEVANTAMENTO HISTÓRICO DA EMEF VER.MARTIM ARANHA. Professora Tania Moura. Março de 2001.
DADOS DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA PMPA. Ano de 2006.