Independência dos EUA


No mesmo ano dos Atos Intoleráveis (1774), todas as colônias, com exceção da Geórgia, enviaram representantes para o primeiro Congresso Continental da Filadélfia .

Nesse congresso os colonos, ainda não dispostos à separação, resolveram enviar ao governo inglês um pedido para que fossem retirados os Atos Intoleráveis.

Como não foram atendidos e a Inglaterra acirrou sua repressão, causando a morte de alguns americanos. Os colonos se reuniram no segundo Congresso Continental de Filadélfia, em 1775.


Thomas Jefferson

Nesse segundo congresso os colonos declararam guerra à Inglaterra, nomearam o rico fazendeiro George Washington, comandante das forças americanas, e encarregaram Thomas Jefferson de redigir a Declaração de Independência .


George Washington

A Declaração de Independência que continha a Declaração dos Direitos do Homem, foi aprovada em 4 de julho de 1776 e afirmava que as colônias unidas são e devem ser por direito, estados livres e independentes, e que as colônias estão isentos de toda e qualquer obediência à Coroa Britânica. Como presidente da nova nação assume o governo George Washington.

Em 1783 a Inglaterra assinou com os americanos o Tratado de Versalhes, pelo qual reconhecia a Independência dos EUA e fixava seus limites nos Grandes Lagos e no Mississipi.