Socialismo Utópico
Socialismo Utópico, também chamado de socialismo romântico, surgiu no início do século XIX concebe a organização de uma sociedade ideal sem conflitos ou desigualdade.
O inglês Thomas Morus é o precursor, com o livro utópico (1516), no qual a firma que a propriedade particular e a fonte de toda a injustiça social. Os principais representante são o Inglês Robert Owen, que defende a sociedade autogerida, os franceses Charles Fourrier, que pretende uma organização em que todos vivam harmonicamente, e Saint-Simon, que idealiza o domínio da ciência sobre uma sociedade sem classes.
Robert Owen:(1771-1858), rico industrial Inglês que se transforma em um dos mais importante socialista utópicos. Sua contribuição nasce da própria experiência., monta uma fiação no centro de uma comunidade operária e promove a organização de serviços comunitários de educação, saúde e assistência social. Todos os integrantes pertencem a mesma comunidade e a mesma classe. No lugar de dinheiro circulam vales correspondentes ao número de horas trabalhadas.