As Campanhas de Napoleão Bonaparte
Campanha da Itália
Em poucos dias Napoleão reorganiza as tropas francesas e vence os austríacos e os piemonteses. Domina pequenos principados, além de centros importantes como Milão e Veneza. Invade a Áustria e vence a guerra pouco antes de invadir Viena.
Campanha do Egito
Dos países Europeu, a Inglaterra é o que mais se opõe ao movimento revolucionário Francês. Para desmantelar uma importante rota de comércio inglesa, Napoleão decide invadir o Egito enfrentar as tropas britânicas na índia. Vence os mamelucos na batalha das pirâmides e ocupa todo o país.
O rigoroso inverno
Tal conflito estoura em 1812, quando Napoleão envia 700.000 homens em direção á Rússia e la chegando, encontraram Moscou em chamas e o César não quer se render.Nesse momento entra em cena o general sem mantimentos nem roupas para enfrentar os rigorosos invernos Russo só resta aos franceses baterem em retirada.
O CREPÚSCULO DO IMPÉRIO
Entretanto, a Rússia, prejudicada pelo Bloqueio Continental, decide romper o Tratado de Tilst e restabelece as ralações comercias com a Grã-Bretanha.Em1812, para subjugar o Czar, Napoleão reúne um exército de 675.000 homens, a Grand Armée, e invade a Rússia. Os russos vão recuando, evitando combater e Bonaparte vê-se forçado a ir penetrando no interior do território. Após algumas batalhas não decisivas, o imperador encontra, em 7 de setembro, o exército russo entrincheirado em Borodina. As perdas de ambos os lados são numerosos, o resultado da batalha não é claro, mas Napoleão pode vencer se decide e os generais estão furiosos com este sintoma de fraqueza. A que deve esta hesitação? Entre a Grand Armeé e a França há um imenso território. E se, nas suas costas, a Alemanha e a Áustria se voltam contra ele? Por isso, dirige-se para Moscou. Á noite a cidade''arte como uma tocha ''pois os russos(ou os saqueadores franceses)incendiaram-na.
Ã