Iluminismo
Movimento de idéias que engloba o século XVIII, a partir da filosofia inglesa e da agonia do regime político absolutista em França. Sobretudo a partir da publicação da Enciclopédia, de Diderot e d'Alembert' é que valoriza as nações de natureza, sociedade, espírito crítico e progresso, estado por isso na base da modernidade dos séculos XIX e XX.
A Revolução Intelectual que se
efetivou na Europa, especialmente na França no século
XVIII, ficou conhecida como Iluminismo. Esse movimento representou o
auge das transformações culturais iniciados no século
XIV pelo movimento renascentista. Tinha como objetivo a atualização
de conceitos leis e técnicas,visando a atingir maior eficácia
e justiça na ordem social,baseava-se na concepção
de progresso.
O antrocentrismo (é a teoria que considera o
homem o centro do universo) ao individualismo renascentista, ao
incentivarem a investigação científica levaram à
gradativa separação entre o campo da fé(religião)e
a da razão (ciência) determinando profundas
transformações, colocando em destaque os valores da
burguesia.
O Iluminismo favoreceu o aumento dessa camada
social (burguesia)
Procurava uma explicação através
da razão (ciência) para todas as coisas,rompendo com
todas as formas de pensar até então consagrado pelas
tradições.
Rejeitava a submissão cega à
autoridade e à crença na visão medieval
teocêntrica.
Para os iluministas só através da razão (ciência) o homem poderia alcançar o conhecimento , a convivência harmoniosa na sociedade , e a liberdade individual e a felicidade.
As novas idéias conquistaram numerosos seguidores, a quem pareciam trazer luz e conhecimento. Por isso os filósofos que as divulgaram foram chamados iluministas , sua maneira de pensar , iluminismo ao movimento iluminista.
A tendência que marcou o Iluminismo foi;
A valorização do culto da razão e predominância da ciência; crença no aperfeiçoamento do homem e a liberdade política ; economicamente religiosa.
Outros filósofos representantes do Iluminismo na França - Montesquieu, Rousseau e Voltaire.
MONTESQUIEU
A política de Montesquieu ,exposta no Espirito das Leis (1748),surge como essencialmente racionalista. Ela se caracteriza pela busca de um justo equilíbrio entre a autoridade do poder e liberdade do cidadão. Para que ninguém possa abusar da autoridade preciso que pela disposição das coisas, o poder detenha o poder e a separação entre Poder Legistativo, Poder Executivo e Poder Judiciário.
ROUSSEAU
Foi o pensador mais radical de sua época com suas críticas à sociedade burguesa , em defesa dos comandos na justiça , na igualdade , e na sabedoria do povo .
VOLTAIRE
Foi um filósofo burguês defensor do despotismo esclarecido. Promovia criticas dos privilegiados que deram à nobreza a teoria da gravitação universal de Isaac Newton. Entre os percussores do século XVII destacando-se os grandes racionalistas como Rene Descartes e Baruch Spinosa, e os filósofos políticos. Thomas Hobbes e John Locke. Imanuel Kant achava que o lema devia''atrever-se'' e conhecer.
.