|
1. Na figura da escada cada degrau corresponde ao nível de organização observada nos seres vivos. Os primeiros degraus representam os níveis mais simples e, os últimos degraus, indicam as estruturas mais complexas. Que correspondência podemos fazer com os degraus e os níveis de organização dos seres vivos?
(A) célula - sistema - órgão - tecido
(B) tecido - célula - órgão - sistema
(C) célula - sistema - tecido - órgão
(D) célula - tecido - órgão - sistema
(E) sistema - órgão - tecido - célula
2. Observe a figura abaixo, analise as afirmativas e responda:
I.
Todas as células do corpo humano são iguais.
II. A forma da célula está relacionada com a função que desempenha.
III. Os cílios existentes nas células da traquéia são formados pelos
centríolos.
(A) São verdadeiras as afirmativas I e III.
(B) São verdadeiras as afirmativas II e III.
(C) São verdadeiras as afirmativas I e II.
(D) Somente a afirmativa III é verdadeira.
(E) Todas as afirmativas são verdadeiras.
3. Observe as figuras abaixo que representam uma célula animal e
uma célula vegetal. Analise as afirmações que podem ser feitas a partir
delas:
I.
A célula vegetal é a indicada pela letra A e a célula animal pela letra B.
II. A parede celular torna a forma da célula mais geométrica.
III. O triângulo está indicando - cloroplasto - organela importante para
a vida no planeta Terra.
(A) Somente a afirmativa I é verdadeira.
(B) Somente a afirmativa II é verdadeira.
(C) Somente a afirmativa III é verdadeira.
(D) São verdadeiras as afirmativas II e III.
(E) Todas as afirmativas são verdadeiras.
4. A membrana plasmática permite que as substâncias relativamente
pequenas a atravessem, como mostra a figura abaixo. Como se chama essa
propriedade da membrana plasmática?
(A) Regeneração celular
(B) Digestão celular
(C) Metabolismo
(D) Permeabilidade seletiva
(E) Reprodução celular
5. São consideradas as usinas de energia das células. Quem são essas
organelas?
(A) centríolos
(B) lisossomos
(C) mitocôndrias
(D) vacúolos
(E) ribossomos
6. Associe a função das organelas citoplasmáticas com os
elementos formadores de uma cidade. Comecei, você termina!
Elementos de uma cidade |
Organela associada a função |
1.
Alfândega 2. Estação de esgoto 3. Usina de energia 4. Fábricas 5. Ruas 6. Centro Administrativo |
1.
membrana plasmática 2. Lisossomo 3. ? 4. ? 5. Retículo endoplasmático 6. ? ? |
(A) 3. centríolos - 4. complexo golgeiense - 6. citoplasma
(B) 3. vacúolos - 4. ribossomos - 6. cloroplasto
(C) 3. núcleo - 4. complexo golgeiense - 6. citoplasma
(D) 3. mitocôndria - 4. ribossomos - 6. núcleo
(E) 3. núcleo - 4. complexo golgeiense - 6. núcleo
7. Associe as colunas relacionando as partes das célula com
as funções semelhantes em um confecção de roupas:
1.
Membrana plasmática 2. Citoplasma 3. Núcleo |
(
) sala com costureiras produzindo camisetas e bermudas. ( ) dona da confecção: orienta o trabalho do dia. ( ) paredes da sala: delimitam o território da confecção. |
(A) 2 - 3 - 1
(B) 1 - 2 - 3
(C) 3 - 2 - 1
(D) 2 - 1 - 3
(E) 3 - 1 - 2
8. Que organela das relacionadas abaixo é exclusiva das células
animais?
(A) mitocôndrias
(B) ribossomos
(C) cloroplasto
(D) centríolos
(E) vacúolos
9. Observe a figura do microscópio e identifique pelo número a
parte que a função descreve:
a. Parte
onde se coloca a lâmina a ser estudada. b. Lente que fica mais próxima ao material. c. Lente em que se olha diretamente. d. Tubo que sustenta as lentes. e. Peça que se movimenta para se obter uma focalização mais precisa. |
(A) a9 - b1 - c2 - d7 - e3
(B) a6 - b2 - c1 - d5 - e4
(C) a5 - b1 - c3 - d6 - e5
(D) a6 - b1 - c2 - d4 - e5
(E) a7 - b5 - c3 - d1 - e2
10. A imagem abaixo foi feita em um microscópio com ocular de
aumento de cinco vezes e objetiva de aumento de quarenta vezes. O material
observado foi visualizado com que valor de aumento?
(A) 5X
(B) 50X
(C) 200X
(D) 45X
(E) 250X