PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

JUSTIFICATIVA

A  E.M.E.F JOÃO ANTONIO SATTE, pressupõe a construção e a articulação do PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO – P.P.P  na escola, pois a lógica que permeia esse compromisso se manifesta, predominantemente, na organização do trabalho pedagógico como um todo.

 A compreensão do processo educativo da escola requer uma reflexão de seus profissionais sobre o seu próprio sistema de ação, concepções e conhecimentos; possibilitando assim, a identificação de novas práticas que devem ser pensadas e gestadas no interior da instituição, visando o acesso, a permanência, a formação crítica, solidária e humana do aluno, e sem vinculação a uma proposta conjunta é praticamente impossível haver mudanças.       

Entendemos que, o Projeto Político Pedagógico não visa simplesmente um rearranjo formal da escola, mas o privilégio a uma qualidade em todo o processo vivido.

 Outrossim, de acordo com as orientações do Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre, sob a Resolução nº 006, de 22/05/03 e com fundamento no Artigo 11, inciso III, da Lei Federal nº 9.394/96 e o Caderno Pedagógico nº9 (1999), enfatiza-se os movimentos do processo de construção deste projeto marcado por ações integradas e complementares.

A construção de uma identidade e a autonomia de uma escola não é outorgada, mas construída por aqueles que ali convivem. Para tanto, atuamos no sentido de:

  • Promover o processo de construção do Projeto Político-Pedagógico da E.M.E.F João A. Satte;

  • Formar, orientar, acompanhar e avaliar diferentes grupos de trabalho que se fizerem necessários para o desenvolvimento de trabalho;

  • Sistematizar em documentação a produção de trabalho, dando ampla divulgação a Comunidade Escolar.