UM POUCO DA HISTÓRIA DE NOSSA ESCOLA...

A Escola Salomoni faz parte da história do Bairro Vila  Nova, que traz nas suas origens a colonização de imigrantes italianos vindos da Itália a partir de 1895.

A Escola está localizada, em uma área de terras, onde era uma chácara de propriedade da Família Salomoni. O filho mais velho de João Salomoni, José Salomoni, nascido em 1912 e falecido em 2002, com 90 anos. Era irmão de Valentin e das irmãs Cristina, Olga e Angélica, moradores da Vila Nova D`Itália.

João Salomoni comprou 16 hectares de terra, em 1934, do alemão Frederico Henrique Sperb, que veio de São Leopoldo para Vila Nova . Em 1920 vieram de São Leopoldo e compraram as terras de Dona Zulmira Martins da Fonseca.  Está morando hoje no local o Sr. Flávio Sperb, nascido em 1928, atualmente com 77 anos e sua esposa Marta Sperb.

José Salomoni plantava em suas terras diferentes culturas: roseiras, pereiras, pessegueiros, videiras e verduras no inverno, para comercializar seus produtos no mercado público do centro de Porto Alegre. As flores eram vendidas também para floristas.

Em 1980, José Salomoni vendeu uma parte de suas terras para a INOCOPE (cooperativa habitacional) e esta construiu um condomínio de prédios, chamado Conjunto Residencial Jardim Salomoni, com 1.152 apartamentos e com uma praça no meio desta área. No local da praça, antes era a casa antiga de José Salomoni.

Para o acesso à casa tinha uma estradinha de chão até a Estrada Salomoni. Esta estradinha, hoje é a rua Joaquim de Carvalho que tem seu fim na divisa com o sítio do Sr. Stringhini, começo na estrada João Salomoni.

No início da Joaquim de Carvalho foi construído um prédio térreo, pela cooperativa, e neste, passou a funcionar a “Casa da Criança Carmem Tejera de Ré”, 1989, que atendia as crianças da comunidade, na sua maioria moradoras do condomínio Jardim Salomoni, e era mantida por voluntários da comunidade. A alimentação, manutenção, o trabalho de atendimento às crianças era feito pelas mães, moradoras da comunidade.

Em 29/09/1990, passa a funcionar com a denominação de Escola Municipal Infantil do Jardim Salomoni e após com a denominação de Escola Municipal de Educação Infantil Jardim Salomoni sob decreto 13/791. Hoje a Escola, através do decreto número 18/888, tem sua denominação de Escola Municipal de Educação Infantil do Jardim Salomoni.

As crianças, principais autores desta história, são desenvolvidos nas áreas cognitiva, física e afetiva, suas necessidades mais elementares ao desafio de transpor limites que possibilitem tornarem-se ”sujeitos de cultura e história como sujeitos sociais”

Famílias que colonizaram a Vila Nova:

 Passuelo,

Dallariva,

Monteggia,

Minuzzo,

Bertaco,

Bettio,

Nichele,

Salomoni,

Dani,

Moresco,

Fogazzi,

Scartezini,

Morandi,

Romam,

Bertoni,

Tomazoni,

Pastro,

Samarani,

Vedana,

Ungaretti,

Campezatto,

Redivo,

Tragnano,

Superti,

Condotta,

Balestrin...