EMEF AFONSO GUERREIRO LIMA

 

 

PROJETO   PARA  A  OFICINA

 

Squeak, Scratch, Hagáquê:  possibilidades  para  a alfabetização

 

   

 

 

Profª responsável:  Silvia de Oliveira Kist

 

Horas solicitadas: 5 horas

Turno de realização: manhã ( A 30 )  e tarde (A 30 e assessoria aos professores)

Público-alvo: alunos do 3º Ano do I Ciclo

Porto Alegre, novembro de 2007.

JUSTIFICATIVA

Ingressamos ao século XXI e presenciamos  inúmeros avanços em distintas áreas do conhecimento: telecomunicações, informática, neurociências, astronomia, etc. As tecnologias da informação e da comunicação (TIC's) vêm ampliando as possibilidades de convivência, lazer, trabalho e educação das pessoas que vivem na era digital.  Acompanhamos a apropriação das tecnologias e o desenvolvimento cognitivo de crianças que têm acesso a elas. Há inúmeras pesquisas como a de Papert (1994), Fagundes(1986), Kist(2007), Nevado(1989), Maraschin(1986)  que apontam o uso sistemático do computador  como potencializador para aprendizagens.

            No entanto, a maioria das crianças de nossa escola ainda está excluída desse meio, apesar da escola possuir um laboratório de informática com máquinas de qualidade. A inexistência de carga horária para recurso humano para o laboratório, os problemas técnicos, a falta de bons softwares, a falta de formação para os professores, entre outras coisas, acabaram inviabilizando o trabalho de informática em 2007 na grande parte das turmas do turno da tarde.

Tendo em vista que não há disponibilidade de horas para este setor da escola para atender a essas necessidades, venho propor um projeto específico (uma oficina dentro das 5 horas disponíveis) para auxiliar um grupo de alunos no processo de aquisição da língua escrita através do uso de recursos da informática.  

Tal projeto vai ao encontro da pesquisa que venho desenvolvendo no mestrado em Educação, na qual venho estudando as mudanças nas práticas de leitura e escrita das crianças que utilizam o computador no cotidiano, no caso, o laptop educacional.

 

 

OBJETIVO

 

O principal objetivo da oficina é oportunizar as crianças em processo de aquisição da língua escrita o contato com outras formas simbólicas através do uso do computador e seus recursos, de forma a promover um maior sentido para a leitura  e para a escrita e, portanto, criar condições para a conceituação.

 

 

METODOLOGIA

 

A oficina será sustentada por atividades em softwares de construção e autoria, como o squeak etoys, o scratch e também o hagaquê. A criança vai poder explorar suas hipóteses de escrita criando suas histórias, seus personagens, seus livros e seus mundos.  Através da intervenção sistemática será feita a problematização das suas hipóteses de escrita, com o objetivo de levá-las ao desequilíbrio e a novas equilibrações .

 

Ferramentas a serem utilizadas:

1)   SQUEAK

O squeak é uma ferramenta de autoria que vem sendo utilizada por criança com pouco contato com a língua escrita, como também, para simulação de leis físicas e matemáticas. No squeak é possível criar desenho, animações, livrinhos, sons, jogos com joystick., objetos, movimentos e muito mais. 

 

2)   SCRATCH

O Scratch é um ambiente de programação para crianças, no qual é possível criar histórias animadas, sons, músicas, jogos, arte, etc.


3)   HAGÁQUÊ

O Hagaquê é uma ferramenta para criação de histórias em quadrinhos. O sistema disponibiliza personagens, cenários, balões e objetos prontos para a criança montar a história. Além disso, ela mesma pode desenhar, fotografar seus próprios elementos.

 

 

Além dessas ferramentas, outras atividades na web podem ser propostas conforme as possibilidades e necessidades do grupo de alunos.

 

Público-alvo: alunos do  3º ano do I Ciclo que estão apresentando dificuldades no processo de aquisição da língua escrita.

 

Forma de funcionamento: A oficina será oferecida semanalmente em turno inverso às aulas, para dois grupos de 6 alunos, durante um semestre. No semestre seguinte outras crianças serão atendidas

 

CONSIDERAÇÕES

Cabe salientar que o projeto aqui apresentado é de uma oficina que acontecerá dentro do laboratório de informática e não uma oficina de informática. Considero necessário e urgente uma mobilização do grupo para batalharmos por horas para a informática, de modo que um profissional assuma a coordenação do laboratório e viabilize outras oficinas para alunos e professores, garanta o funcionamento das máquinas, impressoras, etc, oriente e acompanhe as propostas dos professores no laboratório, oriente o trabalho do estagiário (se for o caso), atenda alunos no turno inverso, crie formas de integração com os outros setores e projetos da escola, alimente a página na web, entre outras coisas.

 

 

Referências:

 

FAGUNDES, Léa da Cruz. A psicogênese das condutas cognitivas de crianças em interação com o mundo do computador. São Paulo: USP, 1996. Tese (Doutorado em Psicologia). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1986.

 

KIST, Silvia de Oliveira, SCHAFER, Patricia, BITTENCOURT, Juliano de Vargas, FAGUNDES, Léa da Cruz. Impacto da modalidade 1:1 nas práticas de leitura e escrita: primeiros resultados. IN: Anais de Simpósio Brasileiro de Informática na Educação: São Paulo, 2007.

MARASCHIN, Cleci. Processos Cognitivos envolvidos na atividade de crianças de 4 a 6 anos com a Linguagem LOGO de Programação. Porto Alegre: UFRGS, 1986. Dissertação (Mestrado em Educação).  Programa de Pós Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1986.

NEVADO. Rosane Aragón. As abstrações na construção da língua escrita e do espaço métrico na interação com o computador durante o processo de alfabetização. Porto Alegre: UFRGS, 1989.  Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1989.

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 1994.

PIAGET, Jean. A formação do Símbolo na criança. Rio de Janeiro: LTC, 1990. 3ª Edição.

Sites consultados

http://squeaklandbrasil.org/

http://www.hagaque.cjb.net/

http://scratch.mit.edu/