Princípios Pedagógicos

Todos os alunos podem aprender

Todos os alunos devem permanecer na escola

Diferença não é deficiência

O trabalho em grupo qualifica a aprendizagem

Aprendizagem e "disciplina" não são aspectos excludentes.

 

História

O decreto no 8925 cria e denomina a Escola de 1o Grau Professor Gilberto Jorge Gonçalves da Silva, em 21 de maio de 1987, na administração do Prefeito Alceu Collares.

Portaria 08089, de 12 de julho de 1988: face à resolução 111/74 e parecer 687/88 do Conselho Estadual de Educação, autoriza o funcionamento com a implantação gradativa de séries da Escola Municipal Gilberto Jorge Gonçalves da Silva.

Em 29 de novembro de 1988, foi feita a escritura de doação que o proprietário do terreno fez ao município.

No ano de 1989, a escola recebeu um novo pavilhão, oriundo das sobras da demolição de uma outra escola municipal (E. M. Loureiro da Silva), quando havia, então, apenas o 1o Grau incompleto (até a 4a série).

Em 1993, houve o aumento do número de salas para atender a demanda do número crescente de alunos em virtude da implantação gradativa de séries. Estas salas tiveram que ocupar o espaço no qual existia o galpão crioulo.

Já em 1994, a escola aumentou sua área física tendo em vista a ampliação do número de salas e de espaço para as aulas de Educação Física, feitas, até então, provisoriamente, no Parque Imperial, principalmente para os alunos do currículo por área de estudos.

Após anos de lutas e reivindicações, a ampliação do espaço físico foi fruto da mobilização coletiva dos professores, juntamente com a comunidade do morro alto, conseguiu-se, finalmente, a desapropriação do terreno ao lado da escola em 1994.

 Em 1995-96 luta na priorização da construção de um novo prédio, junto ao Orçamento Participativo, com mais salas para se poder atender a educação pré-escolar, com canchas, área coberta e ginásio para as aulas de educação física e outras atividades, uma grande churrasqueira para as festas escolares e sua comunidade, assim como uma sala de biblioteca adequada e um refeitório bem amplo.

(2010) Parte foi alcançado, atualmente a escola espera a cobertura da quadra de esportes que já foi aprovado no OP de 2006.