ESCOLA: Projeto Pedagógico


Proposta Pedagógica na EMEI Érico Veríssimo

 

AMBIENTES DE APRENDIZAGEM:

(para conhecer nossos ambientes clique AQUI)

         O projeto pedagógico de nossa escola se baseia na ideia de ambiente de aprendizagem, entendendo este como a articulação entre o espaço físico e as relações que se estabelecem no mesmo (os afetos). Corroboramos com Zabalza (1998), que afirma serem necessários espaços amplos, bem diferenciados, de fácil acesso e especializados, facilmente percebidos pelas crianças, não só em relação a sua função como também das atividades a serem desenvolvidas como um dos elementos da qualidade na Educação Infantil.

         Desta forma, a partir de um estudo realizado no ano de 2007, a escola passou a organizar sua ação educativa pautada em salas ambientes, ou seja, cada grupo etário com uma sala referência, com possibilidade de articulação e circulação em outros espaços. Muitas reformulações aconteceram desde então, para que os espaços fossem qualificados, sempre com vistas a facilitar o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil.

         Anualmente, a partir de uma reavaliação das práticas organizamos os espaços, buscando aperfeiçoar o trabalho educativo. Os espaços não são fixos, sofrendo modificações que visam aperfeiçoar as possibilidades de interação com o meio físico e as relações humanas.

         No ano de 2014, a escola foi organizada contemplando os seguintes ambientes: Berçário 1, Berçário 2, Maternal 1 (Brinquedoteca), Maternal 2A (Arteira), Maternal 2B (Fazendo de Conta), Jardim A 1 (Brinquedos), Jardim A2 (Planeta Terra), Jardim B1 (Corpo e Fantasia), Jardim B2 (Pintaliê). Há ainda a sala das Histórias de uso comum a todos e o ambiente denominado Mundinho (espaço de uso exclusivo dos maternais).  

         Os grupos de maternais utilizam somente as salas: Arteira, Mundinho, Brinquedoteca, Histórias e Fazendo de Conta (todos nomes atribuídos pelos educadores envolvendo as propostas de cada ambiente). Portanto cada dia da semana há um horário fixo de ambiente de aprendizagem.

      Os grupos de Jardins utilizam somente as salas: Brinquedos, Corpo e Fantasia, Pintaliê, Planeta Terra e Histórias (todos nomes atribuídos pelos educadores envolvendo as propostas de cada ambiente). Portanto cada dia da semana há um horário fixo de ambiente de aprendizagem.

         Na escola existem dois pátios (frente e fundos) e no refeitório há a possibilidade da realização das aulas de culinária. Cada ambiente, seguindo a ideia de articulação das linguagens, possui algumas características próprias que desencadeiam um tipo de planejamento.