Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer
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PLANEJAMENTO DAS DISCIPLINAS DO CURSO NORMAL
DISCIPLINA: Políticas Públicas TURMA: 44
CONTEÚDOS
Estado Moderno: formação, funções e dimensões;
Políticas públicas: história, conceitos, dimensões;
Estado Brasileiro: formação, articulação, financiamento e implementação de políticas sociais no campo da educação, nas diferentes esferas: municipal, estadual e federal;
Políticas públicas e a formação do educador.
AVALIAÇÃO
O processo de avaliação terá como critério: profundidade, coerência e clareza nos trabalhos escritos e/ou orais, atendendo orientações estabelecidas no Projeto Político Pedagógico do Curso.
BIBLIOGRAFIA
DEMO, Pedro. Politicidade: razão humana. Campinas, SP: Papirus, 2002.
FERREIRA, Naura Syria Carapeto; AGUIAR, Márcia Ângela da S. (orgs.). Gestão da Educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2004.
FREITAG, Bárbara. Escola, Estado e Sociedade. São Paulo: Moraes, 2005.
GADOTTI, Moacir et al. Perspectivas atuais da educação no Brasil. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
KUENZER, Acácia; CALAZANS, M. Julieta C; GARCIA, Walter. Planejamento e Educação no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001.
SHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Célia M.; EVANGELISTA, Olinda. Política Educacional. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
VIEIRA, Sofia Lerche; ALBUQUERQUE, Maria Glaucia Menezes. Política e Planejamento Educacional. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2001.
LEGISLAÇÃO
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação
SITES NA INTERNET
HTTP://www.mec.gov.br (site do Ministério da Educação)
HTTP://www.fnde.gov.br (site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação)
HTTP://www.legislação.planalto.gov.br (site de busca da legislação federal)