Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer
www.emiliomeyer.zip.net
PLANEJAMENTO DAS DISCIPLINAS DO CURSO NORMAL
DISCIPLINA: CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL - TURMA 44
Oportunizar as alunas a articulação entre teoria e prática, que reflitam sobre suas concepções a cerca dos conteúdos dados, possibilitando a qualificação e a transformação de sua prática pedagógica.
CONTEÚDOS
Rotina na educação infantil
Conceito de rotina e cotidiano
A organização do espaço físico (interno e externo)
Cantos Temáticos
O espaço físico nas turmas de berçário,maternal e jardim.
Seleção e uso do material
Expressão artística na educação infantil
Desenhos estereotipados
Desenvolvimento da linguagem gráfico-plástica
Intervenção do Professor
Projetos de artes
Instrumento do professor – Relatórios
Importância da citação na elaboração de um trabalho científico
AVALIAÇÃO
As alunas serão avaliadas através de trabalhos individuais ou em grupo e pela participação em aula.
A s alunas deverão repensar sobre o espaço físico de suas instituições e, levando em consideração todo o embasamento teórico estudado em aula deverão construir cantos temáticos de acordo com a faixa etária das crianças, utilizando materiais de baixo custo e reciclados.
BIBLIOGRAFIA
ABRAMOVICZ, Anete e WAJSKOP,Gisela. Creches: Atividades para crianças de zero a seis anos. São Paulo: Moderna, 1995
ASSIS, Mucio Camargo de. ASSIS, Orly Zucatto Mantovani de (orgs.). PROEPRE: fundamentos teóricos e prática pedagógica para a educação infantil. São Paulo:IDB, 2002.
BARBOSA, Maria Carmen. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed,2006.
CARVALHO, Mara I. Campos de. RUBIANO, Márcia R. Bonagamba. Organização do espaço em instituições pré-escolares In: OLIVEIRA, Zilma Morais de (org). Educação infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez,1994
FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o Trabalho Científico.Porto Alegre:s.n., 2004.
GROSSI,Esther Pillar. BORDIN, Jussara (orgs.). Paixão de aprender. Petrópolis: Vozes,1992
HORN,Maria da Graça Souza. Sabores,cores,sons,aromas: A organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.
MARTINS, Miriam Celeste. PICOSQUE,Gisa.GUERRA, M. Teresinha Telles. Didática do ensino da arte:a língua do mundo: poetizar,fruir e conhecer arte. São Paulo:FTD,1998.
MOREIRA, Ana Angélica Albano. O espaço do desenho: a educação do educador. São Paulo:Loyola,2002.
OSTETTO,Luciana Esmeralda (org.). Encontros e encantamentos na educação infantil. São Paulo:Papirus, 2002
PILLAR Analice. Fazendo artes na alfabetização. Porto Alegre: kuarup,1986
SANTOS,Angela Nazaré de Carvalho et al. Um mais um é sempre mais que dois. In: GARCIA, Regina Leite. LEITE FILHO, Aristeo (orgs.). Em defesa da educação infantil. Rio de Janeiro: DP&A, 2001
WEFFORT, Madalena FREIRE. (coord.). Observação, registro, reflexão:Instrumentos metodológicos I. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1995.
ZABALZA, MigueL. Qualidade na educação infantil. Porto Alegre: Artmed,1998.