voltar

Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Secretaria Municipal de Educação

Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer

 

www.emiliomeyer.zip.net

PLANEJAMENTO DAS DISCIPLINAS DO CURSO NORMAL

DISCIPLINA: CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL - TURMA 44

Oportunizar as alunas a articulação entre teoria e prática, que reflitam sobre suas concepções a cerca dos conteúdos dados, possibilitando a qualificação e a transformação de sua prática pedagógica.

CONTEÚDOS
Rotina na educação infantil
Conceito de rotina e cotidiano
A organização do espaço físico (interno e externo)
Cantos Temáticos
O espaço físico nas turmas de berçário,maternal e jardim.
Seleção e uso do material

Expressão artística na educação infantil
Desenhos estereotipados
Desenvolvimento  da linguagem gráfico-plástica
Intervenção do Professor
Projetos de artes

Instrumento do professor – Relatórios
Importância da citação na elaboração de um trabalho científico

AVALIAÇÃO

As alunas serão avaliadas através de trabalhos individuais ou em grupo e pela participação em aula.
A s alunas deverão repensar sobre o espaço físico de suas instituições e, levando em consideração todo o embasamento teórico estudado em aula deverão construir cantos temáticos de acordo com a faixa etária das crianças, utilizando materiais de baixo custo e reciclados.

BIBLIOGRAFIA

ABRAMOVICZ, Anete e WAJSKOP,Gisela. Creches: Atividades para crianças de zero a seis anos. São Paulo: Moderna, 1995
ASSIS, Mucio Camargo de. ASSIS, Orly Zucatto Mantovani de (orgs.). PROEPRE: fundamentos teóricos e prática pedagógica para a educação infantil. São Paulo:IDB, 2002.
BARBOSA, Maria Carmen. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed,2006.
CARVALHO, Mara I. Campos de.  RUBIANO, Márcia R. Bonagamba. Organização do espaço em instituições pré-escolares In: OLIVEIRA, Zilma Morais de (org). Educação infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez,1994
FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o Trabalho Científico.Porto Alegre:s.n., 2004.
GROSSI,Esther Pillar. BORDIN, Jussara (orgs.). Paixão de aprender. Petrópolis: Vozes,1992
HORN,Maria da Graça Souza. Sabores,cores,sons,aromas:   A organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.
MARTINS, Miriam Celeste. PICOSQUE,Gisa.GUERRA, M. Teresinha Telles. Didática do ensino da arte:a língua do mundo: poetizar,fruir e conhecer arte. São Paulo:FTD,1998.
MOREIRA, Ana Angélica Albano. O espaço do desenho: a educação do educador. São Paulo:Loyola,2002.
OSTETTO,Luciana Esmeralda (org.). Encontros e encantamentos na educação infantil. São Paulo:Papirus, 2002
PILLAR Analice. Fazendo artes na alfabetização. Porto Alegre: kuarup,1986
SANTOS,Angela Nazaré de Carvalho et al. Um mais um é sempre mais que dois. In: GARCIA, Regina Leite. LEITE FILHO, Aristeo (orgs.).  Em defesa da educação infantil. Rio de Janeiro:  DP&A, 2001
WEFFORT, Madalena FREIRE. (coord.). Observação, registro, reflexão:Instrumentos metodológicos I. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1995.
ZABALZA, MigueL. Qualidade na educação infantil. Porto Alegre: Artmed,1998.

 

voltar