Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer
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PLANEJAMENTO DAS DISCIPLINAS DO CURSO NORMAL
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - TURMA: 43
CONTEÚDOS:
Objetivo geral:
Estudar a história da educação brasileira, discutindo-a em perspectiva ao conceito de identidade cultural e levantar a pergunta de como que a educação,ao longo século XX, respondeu a pergunta: - Que país é este?
Objetivo específico:
Discutir a formação de um pensamento pedagógico brasileiro em paralelo à formação de um discurso crítico sobre a identidade nacional desde o Modernismo de 1922 e o “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova” de 1932. Discutir criticamente noções de identidade nacional - por exemplo, a cordialidade brasileira – tal como permearam as concepções pedagógicas do escolanovismo, do tecnicismo e da educação popular.
Tópicos que serão trabalhados:
1 - Herança colonial: a educação jesuítica
2 - Século XX: industrialização e modernização
3 - Semana de Arte moderna: discussão sobre a identidade nacional
4 - Interpretações do Brasil e a Educação Nova
5 - Escolanovismo e Era Vargas
6 - Propostas de educação Popular
7 - Tecnicismo e ditadura militar
8 - Abertura política e teorias pedagógicas
9 - Educação popular na década de 1990
AVALIAÇÃO:
Participação efetiva nas discussões propostas em aula;
Desenvolvimento de trabalhos escritos;
Desenvolvimento de trabalhos em grupo, com exposição oral;
Participação efetiva nos seminários propostos, com a elaboração de um relatorio final.
BIBLIOGRAFIA:
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
GADOTTI, M. História das idéias pedagógicas. São Paulo: Ática, 1997.
GHIRALDELLI Jr., Paulo. História da Educação. São Paulo: Cortez, 1991.
PILETTI, Claudino & PILETTI, Nelson. História da educação. São Paulo: Ática, 1997.
RIBEIRO, Maira Luiza S. História da Educação Brasileira: a organização escolar. São Paulo: Cortez, 1992.