Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer
www.emiliomeyer.zip.net
PLANEJAMENTO DAS DISCIPLINAS DO CURSO NORMAL
DISCIPLINA: Didática, Planejamento e Avaliação TURMA: 43
CONTEÚDOS
DIDÁTICA:
-Prática educativa;
-Comparativo entre Didática e Pedagogia;
-Conceito de Didática;
-Didática e Psicologia;
-O papel do professor;
-A interação professor/aluno;
-Análise e organização dos conteúdos/conceitos curriculares;
-Procedimentos de ensino e organização da aprendizagem;
PLANEJAMENTO(o quê, para quê, por quê, como e para quem?):
-Planejamento e Plano;
-Tipos de planejamentos na área da Educação;
-O planejamento didático ou de ensino;
-A função do planejamento das atividades didáticas;
-Características e elementos de um plano didático;
-Importância dos objetivos;
-Tipos de objetivos;
-Como definir objetivos;
-Seleção e organização de conteúdos/conceitos.
AVALIAÇÃO
-Conceito;
-Funções da avaliação;
-Relação funcional entre objetivos e avaliação;
-Etapas da avaliação;
-Técnicas da avaliação;
-Utilização dos resultados da avaliação.
AVALIAÇÃO
-Apresentação de trabalhos demonstrando domínio dos estudos e desenvoltura na técnica utilizada;
-Participação nas discussões de grupo e socialização com a turma como um todo;
-Compreensão dos temas, clareza e objetividade nas produções textuais.
BIBLIOGRAFIA
ARROYO,MiguelG.Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Rio de Janeiro, Vozes, 2004.
CALDERARO,Ires P..FISS, Ana J.L.Planos de estudos: o pensar e o fazer pedagógico, 2ª ed. Porto Alegre, Edicom, 2001.
CASTRO, Amélia Domingues de.CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org). Ensinar e ensinar: didática para escola fundamental e médio.São Paulo,THOMSON, 1998.
HAIDT,Regina Célia Cazause. Curso de Didática Geral, 7ªed. São Paulo,Ática,2003.
HERNANDEZ,Fernando.VENTURA,Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho - o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre, ATMED, 1998.
LIBÂNEO,José Carlos.Didática.São Paulo, Cortez, 2008.Coleção Magistério - Série Formção do Professor.
NÉRCI,Imídeo G.. Didática, uma introdução. São Paulo,Atlas, 1993.
PERRENOUD,Philippe. Pedagogia diferenciada: das intenções à ação. Porto Alegre, ARTMED, 2000.
PERRENOUD,Philippe.PAQUAY,Léopold.ALTET,Marguerite. CHARLIER,Évelyne (org) Formando professores profissionais: quais estratégias? quais competências?,2ªed. Porto Alegre, ARTMED,2001
PILETTI,Claudino.Didática Geral,19ª ed. São Pulo, Ática,1995.
SANTOMÉ,Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre, ARTMED, 1998.