Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer
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PLANEJAMENTO DAS DISCIPLINAS DO CURSO NORMAL
DISCIPLINA: Conhecimento específico de educação infantil TURMA: 43
CONTEÚDOS
Proporcionar momentos de reflexão da sua prática através do embasamento teórico.RELAÇÃO CRECHE-FAMÍLIA
• A inserção da criança na instituição de educação infantil – Conceito de adaptação e inserção
• Sentimentos das crianças, pais, educadores
• Inserção das crianças portadoras de necessidades especiais
• Atividades que auxiliam as crianças a lidarem com a separação
• Remanejamento nos grupos etários
• Substituição de professores
• Passagem para escola
• Papel do professor
• Participação da família no contexto da instituição de educação infantil através de entrevistas, festas comemorativas, projetos pedagógicos e reunião de pais, favorecendo assim a integração creche/família.
• Instrumento do professor - Relatórios
AVALIAÇÃO
As (os) alunas(os) deverão após leitura do texto cap.4 “O seu papel: usar o currículo” do livro “O início da vida escolar: da separação à independência” de Nancy Balaban escolher uma das atividades que ajudam as crianças a lidarem com a separação, planejando e executando a mesma com o grupo de crianças que está passando por esse processo na instituição de educação infantil e relatar a mesma.
As (os) alunas(os) realizarão uma reunião de pais colocando em prática o embasamento teórico dado em aula.
Os alunos também serão avaliados através de trabalhos individuais ou em grupo e pela participação em aula.
BIBLIOGRAFIA
BALABAN, Nancy. O início da vida escolar: da separação à independência. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.
BRASIL MEC/ SEF Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Distrito Federal: MEC,2000. Vols.I,II,III.
FELIPE, Jane.Aspectos Gerais do desenvolvimento Infantil IN: CRAIDY, Maria Carmem (Org.). O educador de todos os dias- Convivendo com crianças de 0 a 6 anos. Porto Alegre:Mediação, 2001( Cadernos de educação infantil nº 5).
OLIVEIRA, Zilma M. de et al. Creches: crianças, faz de conta & Cia. Petrópolis: Vozes,1992
RAPOPORT, Andrea. Adaptação de bebês à creche: a importância da atenção de pais e educadores. Porto Alegre:Mediação, 2005 (cadernos Educação Infantil:v.16
ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde et al (org.). Os fazeres na educação infantil. São Paulo: Cortez, 2001GALLUZZI, Carmen Silvia Penha. Propostas para reunião de pais:estratégias e relatos de casos. São Paulo: Edicon,2004.