Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer
www.emiliomeyer.zip.net
PLANEJAMENTO DAS DISCIPLINAS DO CURSO NORMAL
DISCIPLINA: Construção do conhecimento lógico-matemático TURMA: 43
CONTEÚDOS
-Conceito de número
-Hipóteses,processos utilizados encontrados em situações-problemas, relativas a quantidades, espaço físico, medidas e conservação de quantidades, formas e tamanhos, utilizando a linguagem oral e linguagem matemática através d e registros gráficos...
-Procedimentos metodológicos envolvendo as operações de classificação, seriação, inclusão, termo-a-termo.
-Exploração de diferentes formas de organizar jogos e brincadeiras envolvendo números e quantidades.
-Histórias Infantis e a matemática.
-Matemática e a Resolução de problemas na Educação Infantil.
AVALIAÇÃO
Avaliação acontecerá ao longo do semestre considerando os aspectos qualitativos que envolvem a participação, o envolvimento, comprometimento com as tarefas combinadas pelo grupo .
BIBLIOGRAFIA
-Toledo,Marília,Didátca da Matemática como dois e dois,A Construção da matemática.São Paulo:FTD,1997.
-Kamii, Constance, A construção do número.Porto Alegre : Vozes , 1997.Boyer,C.A história da Matemática.10.ed.São Paulo, Edgar Blucher,1993.
-Dante,L.RDidática da resolução de Problemas.São Paulo, Ática,1989.