Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer
www.emiliomeyer.com
PLANEJAMENTO DAS DISCIPLINAS DO CURSO NORMAL
ARTES: LINGUAGENS PLÁSTICAS - TURMA: 42
CONTEÚDOS
Arte como Expressão Cultural.
Diversidade e Raízes Culturais, enfatizando Arte Africana e Índigena.
Interação com Movimentos e Meios Artísticos, construindo Hemerotecas.
Experimentação de diferentes linguagens artísticas.
Evolução gráfico-escultórica, o processo de expressão plástica infantil.
Contextualização sensorial e conceitual da Cerâmica no Universo das Artes Plásticas.
Processos de estruturação das formas cerâmicas: pressão, ocagem, placas, rolos e torno.
Introdução ao revestimento cerâmico.
Construção de projetos coletivos.
Referências históricas de diferentes linguagens artísticas e possibilidades de intercâmbio.
Pesquisa de materiais alternativos, amadurecendo dimensão ecológica.
Interação com o Processo de Ilustração do Livro Infanto-Juvenil.
AVALIAÇÃO
Acompanhamento dos(as) alunos(as), a partir das orientações encaminhadas, durante vivências, pesquisas e registros.
Análise reflexiva das etapas significativas:
*presença
*disponibilidade/abertura para experimentação dos materiais
*participação nos projetos coletivos
*empenho no desenvolvimento e detalhamento das propostas práticas e teóricas
*participação na organização e preservação do espaço de trabalho
BIBLIOGRAFIA
WATSON, David. Como hacer papel artesanal. Celeste Ediciones, Madrid, 1996.
VIDAL, Jean-Jaques & James, Paulo. CERAMICANDO, Callis Editora, São Paulo, 1997.
OSTROWER, Fayga. A Sensibilidade do Intelecto. Editora Campus Ltda.,Rio de Janeiro,1998.
CANTON, Kátia. Escultura Aventura. Editora DCL, São Paulo, 2004.
FROTA, Lália Coelho. Pequeno Dicionário da Arte do Povo Brasileiro, séc. XX, Aeroplano Editora e Consultoria Ltda. Rio de Janeiro, 2005.
COSTA, Cacilda Teixeira da. Arte no Brasil 1950-2000: Movimentos e Meios. Alameda Casa Editorial, São Paulo, segunda edição, 2006.
TENZIN-DOLMA, Lisa. Mandalas da Natureza. Editora Pensamento, São Paulo, 2007.
OLIVEIRA, Ieda, organizado por. O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. Editora DCL., São Paulo, 2008.
ANNING, Angela. Os significados dos desenhos de crianças. Artmed, Porto Alegre, 2009.
TOURTILLOT, Suzane J.E. 500 Ceramic Sculptures: contemporany y pratice, singular works. Lark Books, New York, 2009.
CUNHA, Carolina. ABC Afro-Brasileiro.Edições SM, São Paulo, 2009.