Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer
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PLANEJAMENTO DAS DISCIPLINAS DO CURSO NORMAL
HISTÓRIA - TURMA: 41
CONTEÚDOS
Objetivo específico: Estudar e discutir as dimensões fundamentais do conhecimento histórico, a partir dos conceitos específicos de: tempo, espaço, sociedade, transformação, permanência, memória, identidade, oralidade, escrita, poder, estado, política, economia, tecnologia, ideologia, economia.
Tópicos que serão trabalhados a partir dos conceitos acima citados:
1 - História do Brasil:
estruturas sociais;
politicas;
econômicas;
culturais.
2 - Período Colonial
3 - Período Imperial
4 - República
5 - Brasil Contemporâneo
6 - História Ocidental:
estruturas sociais;
politicas;
econômicas;
culturais.
AVALIAÇÃO
Participação efetiva nas discussões propostas em aula;
Desenvolvimento de trabalhos escritos;
Desenvolvimento de trabalhos em grupo, com exposição oral;
Participação efetiva nos seminários propostos, com a elaboração de um relatorio final.
BIBLIOGRAFIA
Bibliografia básica:
CAMPOS, Gislane Azevedo & SERIACOPI, Reinaldo. História. São Paulo: Editora Ática, 2005.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1996.
Bibliografia complementar:
ABREU, Luciano Aronne. Getúlio Vargas: a construção de um mito, 1928-30. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.
BOMENY, Helena. Encontro suspeito: História e ficção. DADOS - Revista de Ciências Sociais, Rio de Ja neiro, v.33, n.1, p.83-118, 1990.
BORGES, Vavy Pacheco Borges. O que é história? São PAulo: Brasiliense, 1980.
BURKE, Peter (Org.). A Escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Ed. da UNESP, 1992.
CARDOSO, Ciro Flamarion. O tempo das ciências naturais e o tempo da História. In: CARDOSO, Ciro Flamarion. Ensaios racionalistas. Rio de Janeiro: Campus, 1988, p.25-40.
CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Rio de Ja neiro: Forense-Universitária, 1982.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 2.ed. Campinas: Ed. da Unicamp, 1992.
SARAMAGO, José. História e ficção. Jornal de Letras, Artes e Idéias, Lisboa, v. 10, n. 400, p.17-20, 6-12 mar. 1990.
VESENTINI, Carlos Alberto. A teia do fato: uma proposta de estudo sobre a Memória Histórica. São Paulo: Hucitec; História Social-USP, 1997.
VEYNE, Paul. Como se escreve a história. 3.ed. Brasília: Ed. da UnB, 1995.
VIEIRA, Maria do Pilar de A. et all. A Pesquisa em História. São Paulo: Ática, 1995.