Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer
www.emiliomeyer.com
PLANEJAMENTO DAS DISCIPLINAS DO CURSO NORMAL
DISCIPLINA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA aplicadAs À Educação Infantil TURMA: 22
CONTEÚDOS
Linguagem Oral
Conteúdos:
Conhecendo as diferentes linguagens (oral,musical,cênica,plástica e escrita)
Funções e desenvolvimento da linguagem oral
O bebê e suas diferentes formas de expressão (choro,olhares, emissão de sons,gestos) e como interpretá-las
Sinais de alerta no desenvolvimento da fala da criança: dislalia,deficiência auditiva, gagueira.
Reflexão da prática cotidiana e aplicação prática de atividades significativas de situações de ensino-aprendizagem que envolvam a linguagem oral nas crianças de 0 a 6 anos
Linguagem escrita
Conteúdos:
História da escrita
Posições teóricas sobre o processo da linguagem escrita:
a) Inatista
b) Empirista
c) Construtivista
Espaço da leitura e escrita na educação infantil:
• Papel do professor
• Função social da escrita
• Ambiente alfabetizador
• Importância do nome como ponto chave para a construção do processo de escrita
Reflexão da prática cotidiana e aplicação prática de atividades significativas de situações de ensino-aprendizagem que envolvam a leitura e escrita na educação infantil
AVALIAÇÃO
As alunas serão avaliadas através de trabalhos individuais ou em gruposapresentando criatividade e reflexão teórica nos trabalhos desenvolvidos participação em aula, planejamento e elaboração de atividades e materiais didáticos.
BIBLIOGRAFIA
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, MEC/SEF,1998
CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Cor, som e movimento.Porto Alegre: Mediação,1999.
DAVIS, Cláudia.OLIVEIRA, Zilma de. Psicologia na Educação São Paulo:Cortez, 1994.(Coleção Magistério. 2º Grau. Série formação do Professor)
FERREIRO, Emília. Com todas as letras.São Paulo:Cortez,2000.
---------------------. Reflexões sobre Alfabetização. São Paulo: Cortez,1995. ( Coleção Questões da Nossa Época; v.14)
JUNQUEIRA FILHO,Gabriel de Andrade. Conversando, Lendo e Escrevendo com as Crianças na Educação Infantil in:CRAIDY,Carmem:KAERCHER,Gládis E. (Org.). Educação Infantil Prá que te quero? Porto Alegre:Mediação,1998.
MAGDALENO, Alessandra Barbosa. Por encanto, contando contos...histórias de um projeto de trabalho. In: OSTETTO, Luciana Esmeralda (Org.). Encontros e Encantamentos na Educação Infantil. São Paulo: Papirus,2002.
SEBER,Maria da Glória. LUÍS,Vera Lúcia de Freitas.Psicologia do Pré –Escolar:uma visão construtivista.São Paulo:Moderna,1995
SILVA, Walburga Arns da. Cala Boca não morreu... a linguagem na pré escola. Petrópolis:Vozes 1987.
SOUZA,Roselena Siviero de.CORDEIRO, Luciana Peixoto. Escolas Infantis Leitura e Escrita.Porto Alegre:EDELBRA
TEBEROSKI,Ana.Psicopedagogia da Língua Escrita. Campinas:Vozes,2001.
THÉVENOT, Brigitte. NAOURI, Aldo. Conversando sobre bebês: do nascimento aos 3 anos.Bauru,São Paulo: EDUSC,2004.
ZATZ, Lia. Aventura da Escrita: história do desenho que virou letra. São Paulo: Moderna,1991.