Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer
www.emiliomeyer.zip.net
PLANEJAMENTO DAS DISCIPLINAS DO CURSO NORMAL
LITERATURA INFANTIL - TURMA: 21
CONTEÚDOS:
Origem, evolução e tendências da literatura infantil.
Função da Literatura Infantil: doutrinação/substituição/emancipaçãoContos tradicionais.
Folclore infantil brasileiro.
Importância da leitura e da literatura na escola.
Ideologia no texto infantil.
Critérios de seleção de textos literários infantis.
Análise de obras e sugestão de atividades para a exploração do texto em sala de aula
Aplicação em sala de aula das sugestões de atividades com textos literários
Literatura infantil: Fundamentos e caracterização.
Análise e estudo de livros infantis clássicos e modernos.
Responsabilidade da escola/professor na formação do leitor
A literatura e a prática pedagógica.
AVALIAÇÃO:
A avaliação do desempenho dos alunos efetivar-se-á através de verificações de:
- aproveitamento, participação, capacidades de análise, de síntese, de elaboração pessoal e de aplicação dos conteúdos a situações do cotidiano escolar, trabalhos individuais e em pequenos grupos,elaboração de materiais didáticos.
- Ao final do semestre, os alunos procederão, também, a uma avaliação global do
desenvolvimento da disciplina e se posicionarão quanto ao seu desempenho.
BIBLIOGRAFIA:
ALMEIDA, Lúcia Machado de. Aventuras de Xisto. 5.ed. São Paulo, Brasiliense, l973.
ARIÈS, Phillipe. 2 ed. Trad. Dora Flaksman. Rio de Janeiro, Guanabara, 1981.
BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo, Summus, 1984.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo, Ática, 993
KHEDE, S. Personagens da Literatura Infanto-juvenil.São Paulo, Ática, 1986
MEIRELES, C. Problemas de literatura infantil.São Paulo, Summus, 1979
ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. São Paulo, Global Ed., 1985.
ROSEMBERG, Fúlvia. Literatura infantil e ideologia. São Paulo: Global, 1981.