Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer
www.emiliomeyer.com
PLANEJAMENTO DAS DISCIPLINAS DO CURSO NORMAL
DISCIPLINA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA aplicadAs À Educação Infantil TURMA: 21
CONTEÚDOS
Linguagem Oral
Conteúdos:
Conhecendo as diferentes linguagens (oral,musical,cênica,plástica e escrita)
Funções e desenvolvimento da linguagem oral
O bebê e suas diferentes formas de expressão (choro,olhares, emissão de sons,gestos) e como interpretá-las
Sinais de alerta no desenvolvimento da fala da criança: dislalia,deficiência auditiva, gagueira.
Reflexão da prática cotidiana e aplicação prática de atividades significativas de situações de ensino-aprendizagem que envolvam a linguagem oral nas crianças de 0 a 6 anos
AVALIAÇÃO
As alunas serão avaliadas através de trabalhos individuais ou em grupo apresentando criatividade, reflexão teórica nos trabalhos desenvolvidos e pontualidade na entrega dos mesmos, participação em aula, planejamento e elaboração de atividades e materiais didáticos.
BIBLIOGRAFIA
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, MEC/SEF,1998
CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Cor, som e movimento.Porto Alegre: Mediação,1999.
DAVIS, Cláudia.OLIVEIRA, Zilma de. Psicologia na Educação São Paulo:Cortez, 1994.(Coleção Magistério. 2º Grau. Série formação do Professor)
JUNQUEIRA FILHO,Gabriel de Andrade. Conversando, Lendo e Escrevendo com as Crianças na Educação Infantil in:CRAIDY,Carmem:KAERCHER,Gládis E. (Org.). Educação Infantil Prá que te quero? Porto Alegre:Mediação,1998.
MAGDALENO, Alessandra Barbosa. Por encanto, contando contos...histórias de um projeto de trabalho. In: OSTETTO, Luciana Esmeralda (Org.). Encontros e Encantamentos na Educação Infantil. São Paulo: Papirus,2002.