Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer
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PLANEJAMENTO DAS DISCIPLINAS DO CURSO NORMAL
DISCIPLINA: Filosofia da Educação TURMA: 21
CONTEÚDOS
Considerações Iniciais:O estudo da Filosofia da Educação tem por objetivo pesquisar as principais abordagens filosóficas construídas pelo esfôrço do entendimento humano ao longo de sua história, em seus desdobramentos e conseqüências no campo da Educação.
Busca-se trabalhar a dicotomia de fundo existente entre os diversos aspectos que comparecem nas concepções do Educar assinalados nos períodos mais significativos da história da humanidade : Educar para conservar x Educar para transformar.
Através do diálogo entre essas duas grandes matrizes, procuramos identificar e realizar o balanço crítico das teorias educacionais contemporâneas e ,sobretudo, das práticas e intervenções cotidianas dos educandos em suas experiências nas instituições em que trabalhamEIXO : O CONHECIMENTO COMO FORMA ESPECÍFICA DE SER E ESTAR NO MUNDO - O CONHE-SER
- PAIDÉIA – A CONCEPÇÃO GREGA DE EDUCAÇÃO
- PARADIGMAS EDUCACIONAIS DO MUNDO ANTIGO E IDADE MÉDIA
- CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE
- TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS EM EDUCAÇÃO :
EDUCAÇÃO TRADICIONAL x EDUCAÇÃO PROGRESSISTA
EDUCAÇÃO LIBERAL
EDUCAÇÃO LIBERTADORA
TÓPICOS:
- O QUE É AVALIAÇÃO ? – REFLEXÕES- AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA
- CURRÍCULO - REFLEXÕES SOBRE ORGANIZAÇÃO DE TEMPOS E ESPAÇOS
- TRABALHANDO COM A EXISTENCIA : PESQUISA SÓCIO-ANTROPOLÓGICA E COMPLEXO TEMÁTICO.
- ANDRAGOGIA E HEUTAGOGIA
- EDUCAR PARA QUÊ ?
AVALIAÇÃO
Constitui parte importante do processo de construção do conhecimento. Trabalharemos com auto-avaliação e avalição mediante diferentes instrumentos : Textos produzidos, resenhas, trabalhos individuais e coletivos. Consideramos como critérios indispensáveis : Pontualidade, assiduidade, comprometimento e participação.
BIBLIOGRAFIA
NETO,Henrique Nilsen – Filosofia da Educação, Melhoramentos.1988
PONCE, Aníbal – Educação e luta de classes, Cortez. 1994
JESUS, Antonio Tavares de – Educação e Hegemonia no pensamento de Gramsci, Cortez. 1989
SNYDERS, Georges – Escola, classe e luta de classes, Moraes Editores, 1981
JAEGER, Werner – Paidéia – A formação do Homem Grego, Martins Fontes/UNB, 1989.
MORIN, Edgar – Os sete saberes necessários á educação do futuro, Cortez/UNESCO, 2000.
CÂMARA DOS DEPUTADOS – Plano Nacional de Educação, Brasília.2002.
SMED – Cadernos Pedagógicos
Documento Referência do MEC- Educação em 9 anos
FREIRE, Paulo - Pedagogia da Autonomia.