Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer
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PLANEJAMENTO DAS DISCIPLINAS DO CURSO NORMAL
DISCIPLINA: Educação Especial TURMA: 21
CONTEÚDOS
*Histórico.
*Educação Especial - modalidades de atendimento.
*Políticas públicas.
*Formação - habilitação.
*Legislação.
*Pesquisa exploratória: conceituação.
AVALIAÇÃO
*Dar-se-á por meio da observação da frequência e participação efetiva nas atividades propostas: individuais, duplas e grupos.
*Do interesse na leitura dos textos sugeridos.
*Da participação e apresentação em estudos de caso e seminários em sala de aula.
*Autoavaliação em relação aos conteúdos trabalhados e a metodologia da disciplina.
BIBLIOGRAFIA
*ALVES,Denise de Oliveira. Sala de recursos multifuncionais: espaços para atendimento educacional especializado. Brasília:MEC,2006.
*BRASIL.Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Especial.Programa de educação inclusiva: direito à diversidade.Brasília:MEC,2004.
*BRASIL. Senado Federal. Estatuto da pessoa com deficiência.7.ed. Brasília,2006.
*CARVALHO,Rosita Edler.Temas em educação especial.Rio de Janeiro: WVA, jun.2003.
*ESCOLA DE GENTE.Disponível em:<http://www.escoladegente.org.br >.
*MACHADO,Adriana Marcondes. Crianças de classe especial.São Paulo:Casa do Psicólogo,1994.
*MANTOAN,Maria Tereza Égler(org.).Pensando e fazendo educação de qualidade.São Paulo:Moderna,2001.
*MANTOAN,Maria Tereza Égler.Ser ou estar eis a questão:explicando o déficit intelectual.Rio de Janeiro:WVA,2000.
*MONTE,Francisca Roseneide Furtado do;SANTOS,Idê Borges dos.Saberes e práticas da inclusão:altas habilidades, superdotação.Brasília:MEC,2004.
*REVISTA NOVA ESCOLA.A escola que é que todas as crianças.São Paulo:Abril,p.49-45, maio,2005.