Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer
www.emiliomeyer.com
PLANEJAMENTO DAS DISCIPLINAS DO CURSO NORMAL
DISCIPLINA: Estudos de ciências aplicados a Educação Infantil TURMA: 22
CONTEÚDOS
Estudo do Meio Ambiente
• Ambiente Saudável
• Portaria 172/2005
Infância Plastificada ( o uso do plástico na Educação Infantil)
• Cesto dos Tesouros
• Brinquedo sucata
Senso Comum X Conhecimento Científico
Professor Pesquisador
Ciências na Educação Infantil
Reflexão da prática cotidiana e aplicação prática de atividades significativas que envolvam o ensino de ciências para as crianças de 0 a 6 anos
AVALIAÇÃO
As alunas serão avaliadas através de trabalhos individuais ou em grupo apresentando criatividade , reflexão teórica nos trabalhos realizados e pontualidade na entrega dos mesmos, participação em aula, planejamento e elaboração de atividades e materiais didáticos.
BIBLIOGRAFIA
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, MEC/SEF,1998
ROSA, Russel Teresinha Dutra da Rosa. Ensino de Ciências na Educação Infantil. In: CRAIDY,Carmem:KAERCHER,Gládis E. (Org.). Educação Infantil Prá que te quero? Porto Alegre:Mediação,1998.
SPODEK, Bernard. SARACHO, OliviaN. Ensinando Criaças de Tres a Oito anos.Porto Alegre:Artmed,1998.