Sala de Integração e Recursos (SIR)

 

O  Sistema Educacional brasileiro adota a inclusão como caminho rumo à cidadania onde o direito à igualdade de acesso é para todos, com suas necessidades específicas.

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SIR

 

 

Serviço de Apoio à Inclusão no Ensino        Fundamental para os alunos com NEEs matriculados na rede municipal de ensino.

                     

 

É um espaço da escola que oferece recursos didáticos e propostas pedagógicas diferenciadas, visando promover o acesso, a participação e eliminar as barreiras no processo ensino-aprendizagem.

Enfim, um lugar onde os alunos com Necessidades Especiais possam vivenciar novas experiências, vão agir, reagir, mudar sua forma de pensar, criando um jeito próprio de se relacionar com o mundo.

 

...temos direitos à diferença, quando a igualdade nos descaracteriza.”

Boaventura de Souza Santos                                                                                                       

 

JUSTIFICATIVA

 

Como a Política Nacional de Educação Especial preconiza que alunos com necessidades educacionais especiais estejam matriculados preferencialmente na rede regular de ensino e que o Estado assegure as condições para atender às suas necessidades, destaca-se a Educação Especial como modalidade de educação escolar, capaz de atuar nos diferentes níveis e modalidades de ensino.   

 

Sala de Integração e Recursos

Proposta Inclusiva

Desafia o aluno ao saber

Através de múltiplas e singulares propostas de aprendizagem para o seu crescimento e desenvolvimento

Fazendo com que este aprendizado  lhe seja significativo, que o torne capaz de agir, intervir, opinar, criar, enfim, mudar sua realidade.

 

SIR

FAZER PARCERIAS

Professor e educador especial buscam juntos práticas pedagógicas que facilitem a aprendizagem do aluno com NEEs.

VISANDO SEU

SUCESSO ESCOLAR

MELHORANDO SUA

AUTOESTIMA     INTEGRAÇÃO    ATUAÇÃO NO GRUPO

 

 

 

MINIMIZANDO EVASÃO/REPETÊNCIA

 

 

CONFORME REGIMENTO ESCOLAR, SIR É SERVIÇO DE APOIO PEDAGÓGICO:

 

COMPLEMENTO

SUPLEMENTO

 

OFERTA QUE PROMOVE

O ACESSO, A PARTICIPAÇÃO

E A APRENDIZAGEM NO

ENSINO REGULAR.

 

            

                       

A SIR é de competência de três segmentos:

       MEC é responsável pelo seu  mobiliário e recursos.

       RH é de responsabilidade da mantenedora.

       Espaço físico é a cargo da Escola.

 

ATRIBUIÇÕES DAS SALAS DE INTEGRAÇÃO E RECURSOS (SIR):

Ø Investigar as NEEs dos alunos com Deficiência(s), Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades (AH) incluídos no ensino fundamental que demandem um trabalho pedagógico específico;

Ø Planejar modalidades e estratégias de atendimento aos alunos cuja investigação determina acompanhamento pelo AEE;      

Ø Assessorar o Serviço de Orientação Pedagógica, no estabelecimento de critérios, períodos e modalidades de aprendizagem fazendo intervenções que possibilitem o processo de aprendizagem de alunos com TGD, Deficiência e AH;

Ø Desenvolver atendimento específico aos alunos indicados para a SIR com atividades pedagógicas, psicopedagógicas e de tecnologia assistiva;

Ø Acompanhar o aluno em seu cotidiano escolar, através de trocas com o SOP e professores;

Ø Estabelecer estratégias de acompanhamento ao aluno da SIR em classe hospitalar/domiciliar, quando necessário, conjuntamente com a assessoria de Educação Especial;

Ø Realizar o levantamento de necessidades extra escolares apresentadas pelos alunos, articulando possíveis  encaminhamentos (área da saúde, assistência social, órgãos/instituições de proteção à criança e ao adolescente), bem como participar, se necessário, de interconsultas, com o intuito de planejar um trabalho integrado.

Ø Oportunizar o Programa de Trabalho Educativo (PTE/SIR) aos alunos com  Deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento, em fase de conclusão do Ensino Fundamental, com idade mínima de quinze anos, matriculados e frequentando o ensino regular.

Ø Considerar a viabilidade da certificação diferenciada junto ao SOP e SMED, para aqueles alunos com NEEs que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental;

Ø Espaços de conversas e acolhimentos à família  deverăo ser promovidos pela SIR, a fim de melhorar o entendimento a respeito do seu filho(a) e do trabalho desenvolvido;

Ø Visitas às escolas especiais são feitas, a fim de obter possíveis trocas.

 

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES:

 

Ø A inclusão dos alunos com NEEs é determinada por uma avaliação pedagógica, não estando, portanto, condicionada ao diagnóstico médico (CID);

Ø Os alunos têm 2 atendimentos semanais de 1 hora, em grupos de atė 4 componentes ou individuais, sempre feitos no contraturno;

Ø  Oferta: 25 vagas para SIR;

Ø Projeto de Estágio e Apoio à Inclusão – estudantes de Pedagogia e outras formações acadêmicas bem como Técnicos em Enfermagem auxiliam os professores, acompanhando aluno com NEEs sob coordenação da SIR;

Ø Os critérios para ingresso na SIR, estabelecidos em reunião SOE/SIR, na escola Décio foram: 

Ø alunos de séries iniciais;

Ø antiguidade na lista;

Ø criança de risco;

Ø gravidade nas dificuldades de aprendizagem;

Ø crianças que já estavam em atendimento na SIR em outras escolas da Rede;

Ø crianças que não têm nenhum atendimento em LA  ou fora da escola;

 

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CONHECENDO A SIR...

 

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ESPAÇOS FÍSICOS DA SIR...

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VIVÊNCIAS NA SIR...

 

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