Sala de Integração e Recursos
(SIR) O
Sistema Educacional brasileiro adota a inclusão como caminho rumo à
cidadania onde o direito à igualdade de acesso é para todos, com suas
necessidades específicas.
É um espaço da escola que oferece recursos didáticos e
propostas pedagógicas diferenciadas, visando promover o acesso, a
participação e eliminar as barreiras no processo ensino-aprendizagem. Enfim, um lugar onde os alunos com
Necessidades Especiais possam vivenciar novas experiências, vão agir, reagir,
mudar sua forma de pensar, criando um jeito próprio de se relacionar com o
mundo. “...temos
direitos à diferença, quando a igualdade nos
descaracteriza.” Boaventura de Souza Santos
JUSTIFICATIVA Como a Política Nacional de Educação Especial preconiza
que alunos com necessidades educacionais especiais estejam matriculados
preferencialmente na rede regular de ensino e que o Estado assegure as
condições para atender às suas necessidades, destaca-se a Educação Especial como modalidade de
educação escolar, capaz de atuar nos diferentes níveis e modalidades de
ensino. Sala de Integração e
Recursos Proposta Inclusiva Desafia o aluno ao
saber Através de múltiplas e
singulares propostas de aprendizagem para o seu crescimento e desenvolvimento Fazendo com que este aprendizado lhe
seja significativo, que o torne capaz de agir, intervir, opinar, criar, enfim,
mudar sua realidade.
CONFORME REGIMENTO
ESCOLAR,
SIR É SERVIÇO DE APOIO
PEDAGÓGICO:
ATRIBUIÇÕES DAS SALAS DE INTEGRAÇÃO E RECURSOS (SIR): Ø Investigar as NEEs
dos alunos com Deficiência(s), Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e
Altas Habilidades (AH) incluídos no ensino fundamental que demandem um
trabalho pedagógico específico; Ø Planejar modalidades e estratégias de
atendimento aos alunos cuja investigação determina acompanhamento pelo
AEE; Ø Assessorar o Serviço de Orientação
Pedagógica, no estabelecimento de critérios, períodos e modalidades de
aprendizagem fazendo intervenções que possibilitem o processo de aprendizagem
de alunos com TGD, Deficiência e AH; Ø Desenvolver atendimento específico aos
alunos indicados para a SIR com atividades pedagógicas, psicopedagógicas
e de tecnologia assistiva; Ø Acompanhar o aluno em seu cotidiano
escolar, através de trocas com o SOP e professores; Ø Estabelecer estratégias de
acompanhamento ao aluno da SIR em classe hospitalar/domiciliar, quando
necessário, conjuntamente com a assessoria de Educação Especial; Ø Realizar o levantamento de
necessidades extra escolares apresentadas pelos alunos, articulando possíveis encaminhamentos
(área da saúde, assistência social, órgãos/instituições de proteção à criança
e ao adolescente), bem como participar, se necessário, de interconsultas,
com o intuito de planejar um trabalho integrado. Ø Oportunizar o Programa de Trabalho
Educativo (PTE/SIR) aos alunos com Deficiência e/ou transtornos globais
do desenvolvimento, em fase de conclusão do Ensino Fundamental, com idade
mínima de quinze anos, matriculados e frequentando o ensino regular. Ø Considerar a viabilidade da
certificação diferenciada junto ao SOP e SMED, para aqueles alunos com NEEs que não puderem atingir o nível exigido para a
conclusão do ensino fundamental; Ø Espaços de conversas e acolhimentos à família deverăo ser
promovidos pela SIR, a fim de melhorar o entendimento a respeito do seu
filho(a) e do trabalho desenvolvido; Ø Visitas às escolas especiais são feitas, a fim de obter possíveis trocas.
CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES: Ø A inclusão dos alunos com NEEs é determinada por uma avaliação pedagógica, não
estando, portanto, condicionada ao diagnóstico médico (CID); Ø Os alunos têm 2 atendimentos semanais
de 1 hora, em grupos de atė 4 componentes ou
individuais, sempre feitos no contraturno; Ø Oferta: 25 vagas para SIR; Ø Projeto de Estágio e Apoio à Inclusão
– estudantes de Pedagogia e outras formações acadêmicas bem como Técnicos em
Enfermagem auxiliam os professores, acompanhando aluno com NEEs sob coordenação da SIR; Ø Os critérios para ingresso na SIR,
estabelecidos em reunião SOE/SIR, na escola Décio foram: Ø alunos de séries iniciais; Ø antiguidade na lista; Ø criança de risco; Ø gravidade nas dificuldades de aprendizagem; Ø crianças que já estavam em atendimento na SIR
em outras escolas da Rede; Ø crianças que não têm nenhum atendimento em
LA ou fora da escola; CONHECENDO A SIR...
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