GESTÃO
ESCOLAR E QUALIDADE DE ENSINO
NA REDE
PÚBLICA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
EDITORIAL
Iniciamos 2014 com novas
gestões na rede municipal de ensino de Porto Alegre, eleitas, em novembro
último, pela comunidade escolar. Mais da metade de nossas escolas elegeram
novos diretores, e, com eles, iniciam também novas equipes diretivas.
Mas,
mesmo para as equipes reconduzidas, este novo período representa um novo
ciclo, dentro de um movimento constante de construção de uma escola melhor,
mais democrática e inclusiva.
Embora possamos afirmar que
todo professor é também um gestor, não há dúvidas de que gerir uma sala de
aula é bem diferente de gerir uma escola. A experiência nos mostra que
nem sempre um bom professor será um bom gestor, afinal, não se nasce nem uma
coisa nem outra; aprende-se. E aprende-se na prática cotidiana, resolvendo
problemas, “apagando incêndios”, buscando embasamento teórico, legal e
prático.
E, para aprender, é preciso
humildade e abertura, sem perder de vista o objetivo último da Escola: o
aluno.
Os textos apresentados
nesta edição da revista, pretendem oportunizar, através dos diferentes
olhares, vivências e conhecimentos, subsídios para que se inicie uma
discussão na Escola sobre o tema da Gestão Escolar Pública, além, é claro,
de contribuir para a construção das novas gestões que iniciam/reiniciam
agora.
Aproveitamos para
desafiá-los a registrar sua experiência, pontuando o que deu certo e o que
foi um problema ou o que poderia ter sido feito de outra forma para que
possa ser socializado com a rede
Boa leitura!
Cleci Maria Jurach
Secretária de Educação |
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