“Utopia está no
horizonte.
Aproximo-me dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais a alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso, para caminhar “. Fernando Birri
CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO Acreditamos numa Educação que é assumida como um processo transformador, em que o individuo desenvolva sua capacidade de criar, criticar, questionar e aprender e que isso seja feito de forma mais significativa, modificando comportamentos, levando a novas maneiras saudáveis de viver e conviver. Percebendo o sujeito aprendente a partir de sua singularidade, tendo como objetivo principal, a promoção da aprendizagem e o desenvolvimento pessoal garantindo, a todos, ter igualmente respeitados seus direitos, valorizada sua identidade e assim participem da consolidação da democracia brasileira. CONCEPÇÃO DE SOCIEDADE Optamos por promover na construção de uma sociedade fundamentada na dignidade humana, economicamente justa, socialmente eqüitativa e solidária, politicamente democrática, culturalmente plural e religiosamente ecumênica. CONCEPÇÃO DE ESCOLA A Escola – lugar de busca “do saber, do saber-fazer, do saber-ser e do saber-conviver”. É espaço que possibilita o desenvolvimento e o gosto pelas múltiplas dimensões do conhecimento, a ampliação da visão de mundo bem como o desenvolvimento de potencialidades e compromisso social. CONCEPÇÃO DE CONHECIMENTO Entendemos a escola como espaço de investigação, pesquisa, estudo e produção de saberes, a partir de uma visão de conhecimento como processo que se constrói e reconstrói permanentemente, fruto da ação individual e coletiva dos sujeitos. Busca-se o conhecimento que tenha na realidade a base de sua produção, criando condições para acesso a novos saberes tendo em vista que só se entende cidadania e democracia a partir do acesso ao conhecimento socialmente produzido e sistematizado. CONCEPÇÃO DE SUJEITO E APRENDIZAGEM Entendemos o sujeito como uma união de diferentes características/aspectos: emocionais, cognitivos, físicos, sociais. Essas características são próprias, determinadas por diferentes fatores construídos pela interação que o sujeito faz com o meio sociocultural em que vive, vínculos e relações que estabelece ao longo da vida. O sujeito constitui-se a medida que toma consciência da sua história, se apropria da realidade, sendo um agente transformador de sua sociedade, realidade e de si mesmo. Assim almejando um processo educativo onde o aprender se dá na relação humana marcada pelos sentimentos, atitudes e comportamentos. Neste processo onde envolve diferentes fatores, os sujeitos envolvidos e inseridos no meio, ora ocupam o lugar de ensinante, ora de aprendente, uma vez que ambos trocam, provocam situações de aprendizagem, provocando modificações também no ambiente em que vivem. Há sim, aquele que conduz a aprendizagem, mas a partir dessa interação também cresce e aprende. ; |