PROJETOS MATERNAL 2009

 Projeto 1  “Reencontrando os amigos e conquistando afetos”

O ingresso na vida escolar, é uma nova experiência, traz sensações como angústia, insegurança e medo. O período de adaptação é um momento muito especial para cada criança, família e educadores.

O planejamento pensando nos alunos antigos da escola e nos novos, será flexível, propondo atividades prazerosas que despertem a segurança, a confiança e a amizade entre os pequenos, pois é através do lúdico, que eles conseguirão assimilar e compreender melhor o processo de separação e construirão novos conceitos.

 OBJETIVOS

  ·        Facilitar a adaptação, através de histórias, brincadeiras e canções

·        Propor atividades em que as crianças possam brincar umas com as outras, favorecendo a interação

·        Discriminar cores primárias

·        Ampliar o desenvolvimento da coordenação motora ampla e fina

·        Participar das construções de regras do grupo

 

PROJETO 2   “Brincando com os sons”

 JUSTIFICATIVA 

Este projeto foi motivado a partir de observações realizadas durante os momentos de refeitório e brinquedo espontâneo, quando as crianças costumavam bater materiais, utensílios e brinquedos, produzindo diferentes barulhos. 

OBJETIVOS 

·        Desenvolver a percepção auditiva – descobrir e produzir sons

·        Acompanhar ritmos simples

·        Enriquecer o vocabulário

·        Memorizar pequenas canções

·        Identificar e nomear partes do corpo, animais e objetos que a cercam

·        Adquirir hábitos de higiene

·        Estimular o contato com a música e aprender a ouvi-la

·        Divertir-se com a música e os sons

·        Brincar com a voz

·        Perceber diversas foras de expressão de registro gráfico (giz, tintas, papéis, cola) na folha, no quadro e no chão

 

PROJETO 3 - “Cada coisa no seu lugar”

               JUSTIFICATIVA 

   Este trabalho surgiu da necessidade de organização dos espaços dentro da sala de aula.

               OBJETIVOS

 ·        Identificar os cantos da sala com símbolos escolhidos e/ou confeccionados pelas crianças

·        Ressignificar as fichas da chamada utilizando fotos

·        Organizar a rotina de atividades

·        Estabelecer regras básicas (combinações) sobre os materiais que pode e não pode mexer, sobre o que deve e não deve fazer

·        Oferecer brinquedos para que possa montar e desmontar

·        Orientar como utilizar a escova de dentes

·        Ensinar a usar o papel higiênico

Veja as fotos

 VOLTAR