PROJETOS BERÇÁRIO II - 2009
Propostas para o período de adaptação
AMBIENTAÇÃO – Preparar um espaço acolhedor, com diferentes recursos, músicas, brinquedos, jogos coloridos, almofadas, livrinhos e dar apoio emocional às crianças e aos pais.
Dispor de jornais e revistas atualizadas, para livre acesso aos pais e/ou responsáveis enquanto aguardam as crianças.
Reunir toda a equipe, na medida do possível, no mesmo turno (manhã) para que o grupo tenha contato com todos durante a adaptação à escola.
Atender a turma (15 crianças) em grupos de 5, no período de uma hora cada um, proporcionando uma atenção mais individualizada para que se sintam mais seguros e à vontade no novo ambiente.
Propor atividades com pouco tempo de duração e significativas para as crianças.
PROJETO 1 - CONSTRUINDO A NOSSA
ROTINA
Objetivos:
Conhecer outros espaços da escola.
Usar o banheiro infantil coletivo para a higiene.
Participar dos momentos de higiene utilizando sabonete e papel toalha com o auxílio da equipe
Utilizar a colher para as refeições
Experimentar diferentes tipos de alimentos
Diminuir aos poucos o uso do bico durante o período que está na escola
Reconhecer as relações de espaço perto e longe
Organizar com o auxílio da equipe os jogos e brinquedos nas prateleiras
Participar dos diferentes momentos da rotina: brinquedo, roda, combinações, trabalhinhos, descanso e pátio
Experimentar e manusear diferentes tipos de materiais, como: tinta, cola, massinha, papéis.
Identificar espaços da sala como gancho das mochilas, brinquedos, trabalhos e colchões.
Participar de momentos livres e orientados no pátio explorando e manuseando areia, baldes e peneiras, correndo, subindo e descendo da casinha de madeira, jogando bola e interagindo com os colegas no playground
Participar da atividade coletiva de integração com as mães.
PROJETO 2 - O MUNDO ENCANTADO DAS HISTÓRIAS
JUSTIFICATIVA
Este trabalho partiu através do interesse e encantamento de algumas crianças no momento da contação de histórias na rodinha
OBJETIVOS
Aumentar aos poucos a capacidade de atenção e concentração
Desenvolver a linguagem e a capacidade de ouvir
Manusear e explorar diferentes materiais
Introduzir novas palavras em seu vocabulário
Manipular objetos sonoros, reproduzindo sons
Treinar a percepção tátil, olfativa, gustativa, auditiva e visual
Despertar o gosto pela música
Desenvolver o equilíbrio e a coordenação motora
Desenvolver hábitos de boa convivência