SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

 
 

 

Projeto – Turno da Manhã

Objetivos

Implementar a lei 10.639/03.

Valorizar a cultura africana reconhecendo-a como parte integrante da nossa história.

Desenvolver na escola uma cultura contra exclusão social combatendo insinuações e situações estereotipadas envolvendo raças, grupos sociais, opções sexuais ou outras diferenças.

 

Justificativa

O conhecimento de nossas raízes étnicas e culturais é fundamental para a afirmação de nossa identidade brasileira multiétnica e pluricultural.A África, da qual recebemos milhares de pessoas tem uma influência decisiva na constituição de nossa cultura. É preciso abordar a África não de modo parcial, focada apenas na escravidão, mas resgatando os valores culturais e a contribuição para o mundo moderno. Independente da nacionalidade, cultura, patrimônio genético, cor da pele, somos todos humanos. Portanto iguais.

 

Proposta de Trabalho

O projeto será desenvolvido pela escola como um todo, envolvendo a Comunidade Escolar.

Entre as atividades desenvolvidas destacamos:

Apresentação e apreciação crítica dos filmes: “Uzinga”; “A origem do Homem”; “Kiriku e a princesa   Karabá”; “Antonia”; “Homens de Honra”.

Vídeo: Heróis de Todo Mundo

Trabalho de construção de Biografias de Personalidades Negras desencadeado a partir do trabalho com o vídeo citado acima, buscando também personalidades na comunidade.

Jogral: Poemas de Solano Trindade

Danças: pesquisa e apresentações de samba. A escola já tem uma caminhada em relação a este tema através de estudos sobre a origem do samba.

 Percussão

 

FOTOS