Dia da Consciência Negra

   

 SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

          Para comemorar a contribuição africana na cultura brasileira, os professores do I, II e III ciclos trabalharam diversos temas enfatizando a importância da herança africana no Brasil.

Várias obras foram disponibilizadas na biblioteca, pela professora Marlise, para uso em sala de aula. Os vídeos da “Cor da cultura” foram apresentados e debatidos nas aulas de Filosofia pala professora Gladis. A Internet também foi utilizada para pesquisa e obteve auxílio da Ana Paula, na busca das biografias das personalidades negras do Brasil e no mundo. A história e a letra dos primeiros sambas também foram pesquisadas.

Alunos do 3º ciclo confeccionaram painéis, onde expuseram os trabalhos supervisionados pelas professoras Gladis e Marieta.. A profª Karine, de Arte e Educação, trabalhou a valorização da estética negra. Alunos produziram vários tipos de penteados afros num painel intitulado: “Crespo, sim!”.

A culminância ocorreu no dia 20 de novembro “Dia Nacional da Consciência Negra”. As apresentações foram coordenadas pela Profª Maria Elizabeth (SOP), a qual expôs o significado deste dia que lembra a morte de Zumbi dos Palmares(20/11/1695).

Várias atividades foram apresentadas pelos alunos: Jardim B, da Profª Mariângela; B 22 da Profª Mariane; e Musicando com as turmas B 20 e B 30, da Profª Patrícia. O 3º Ciclo participou com um jogral com os alunos da turma C 21 em homenagem ao poeta Solano Trindade, coordenados pela Profª Marieta.

Para lembrar a importância da música na nossa cultura foi realizada uma “roda de samba” que resgatou a história dos primeiros sambas. Alunos se apresentaram tocando, cantando, dançando e professores, funcionários e alunos foram contagiados com o ritmo.

Confira em fotos