Dias das Mães

 

A ORIGEM DO DIA DAS MÃES

 

A mais antiga comemoração do dia  das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos deuses.

Em 1905,  Ana,  filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em  grande depressão. Os amigos, preocupados com aquele sofrimento,  tiveram a idéia  de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, estando elas vivas ou mortas: um dia em que  as crianças  lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares  e o respeito pelos pais.

Durante três anos seguidos, Ana lutou para que fosse oficializado o Dia das Mães. Mas a primeira celebração  oficial aconteceu somente em 26 de abril  de 1910.

Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson(1913-1921), unificou  a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Ana Jarvis. Depois de um tempo, a idéia foi se espalhando, e hoje, mais de 40 países adotam a  homenagem às mães.

 O Dia das Mães é muito importante para que possamos agradecer por tudo que elas tem feito por nós, e mais um forma de  mostrar o quanto elas são importantes para todos. Com certeza, mãe é um ser humano especial, que faz com que a gente se encante com sua capacidade de  passar qualquer tipo de dificuldade, a fim de ver seus filhos bem, mas também, querendo ser  recompensada com amor, carinho e com toda a felicidade do mundo!

Natália M. de Oliveira - C 31