História da Escola
Na década de 1980, inicia a criação de Creches Municipais com atendimento integral para crianças de 0 a 6 anos pela SMSSS (Secretaria Municipal de Saúde e Serviço Social).
Os funcionários da prefeitura começaram, nessa época, um movimento para criação de uma creche que atendesse exclusivamente a seus filhos. A demanda foi atendida e o local para construção de Creche Tio Barnabé foi o bairro Azenha (Cidade Baixa).
O terreno pertencia à prefeitura de Porto Alegre e nele existia um prédio de madeira onde, antigamente, funcionava uma escola. Esse pavilhão foi aproveitado e, então, construíram outras salas de alvenaria para atender as crianças de 0 a 2 anos.
No dia 27 de março de 1987 foi inaugurada pela SMSSS a Creche Tio Barnabé, para atender os filhos de funcionários municipais. Em seguida, foi construído o refeitório para que todos o ocupassem durante as refeições.
A inauguração da creche aconteceu no governo do prefeito João Dib, onde os monitores da SMSSS desenvolviam atividades recreativas e de cuidados com as crianças.
Nesse período funcionava na creche uma associação de pais municipários (ASPAM) que colaborava na gestão e recebia uma verba da LBA.
No ano de 1989 a 1990, a Prefeitura Municipal inicial o processo de transição da passagem das creches da SMSSS para SMED (Secretaria Municipal de Educação).
As creches passam a ser chamadas de Escolas Infantis, onde o município assume integralmente a manutenção e o atendimento às crianças de 0 a 6 anos, em turno integral, durante 11 meses por ano.
A entrada dos professores na escola aconteceu no ano de 1991, iniciando o registro do trabalho pedagógico com os alunos e a relação do cuidar com educar.
Foi um processo de transição e adaptação entre professores, monitores, estagiários, alunos comunidade.
No ano de 1998, no mês de agosto, foi inaugurado o prédio anexo de alvenaria destinado a atender as turmas de maternais e jardins, contando com depósito e uma sala de multimeios.
O antigo pavilhão de madeira foi demolido e, no seu lugar, colocaram um gramado ampliando o pátio aberto.
Nestes vinte anos da EMEI Tio Barnabé, muitos caminhos foram trilhados. A escola está em sua sétima gestão, onde todas deixaram sua marca e sua contribuição para o melhor atendimento às crianças.
Muitas mudanças, tanto na estrutura predial quanto de questões administrativas e pedagógicas foram acontecendo, da mesma forma que a educação infantil como um todo.
A participação da escola no Orçamento Participativo da SMED desde 2001 enriqueceu o processo democrático e todo o trabalho aqui desenvolvido.
Muitas atividades foram surgindo, como: oficinas, passeios, mutirões para qualificação do espaço físico, formações, mostras culturais, festas, apresentações teatrais, gincanas, etc. É importante lembrar também das parcerias conquistadas com as diferentes secretarias, o que ampliou ainda mais as possibilidades de envolvimento, discussão e troca de diferentes saberes que se dinamizam nas relações participativas do dia a dia daqueles que trabalham e vivem educação.