A partir
da leitura e
discussão de quatro textos,
os alunos desenvolvem gradualmente a escrita de uma texto dissertativo,
observando
a seguinte proposta:
- Produção
de parágrafo dissertativo
a respeito de um dos cinco temas propostos: violência,
globalização,
natureza, televisão, desemprego. Para propor a
redação
deste parágrafo, foi lido e discutido o texto "A
TELEVISÃO"
de Muniz Sodré, como exemplo. A partir dessa discussão
desenvolvemos:
síntese (idéia central) e análise (desenvolvimento
da idéia central). Sugestão de esquema para
realização
do parágrafo dissertativo: 1ª parte – frase que expresse
sua
opinião a respeito do assunto. 2ª parte – apresente as
provas,
pense nas causas que justifiquem a opinião expressa (por
quê?).
3ª parte – conclua com base provas apresentadas.
Obs: Revisão de
acentuação gráfica.
- Produção
de um editorial a partir
da leitura e discussão do texto "SOLUÇÕES
VIOLENTAS"
da Folha de São Paulo. O texto lido e discutido é um
exemplo
de editorial. Neste tipo de dissertação desenvolvemos:
Fato
– informa o que acontece. Opinião – interpreta o
que
acontece.
Na composição
de um editorial devem se distinguir fato opinião.
Obs.: Revisão de
palavras homônimas.
- Produção
de uma crônica a partir
da leitura e discussão do texto "A BELEZA" de Paulo Mendes
Campos.
A partir do exemplo do texto lido, que é uma crônica,
desenvolvemos:
Editorial – análise objetiva, racional da realidade.
Crônica
– além de uma análise objetiva pode estar presente uma
visão subjetiva, emotiva da realidade. Conceito absoluto
– a
afirmação é verdadeira ou falsa. Conceito relativo
– a afirmação é verdadeira ou falsa. Conceito
relativo
– a afirmação é verdadeira e falsa. As
dissertações
baseiam-se sobretudo em afirmações que transmitem um
conceito
relativo.
- Produção
de uma tese a partir da
leitura e discussão do texto " O HOMEM E A NATUREZA" de Luis
Carlos
Lisboa. Este texto é um outro exemplo de
dissertação.
O autor parte de uma afirmação que será
demostrada.
A este tipo de frase chamamos tese, que por traduzir geralmente um
ponto
de vista, uma opinião do autor, contém um conceito de
valor
relativo.
- Produção
de um texto dissertativo
individual, como trabalho de conclusão. Há, a seguir,
algumas
sugestões dentre as quais deverá ser selecionado o tema a
ser abordado pelo aluno na sua dissertação:
Ecologia:
O que é ecologia,
A camada de ozônio.
Desmatamento e devastação de florestas e áreas
verdes nas cidades.
Efeito estufa.
Grupos que se reúnem em favor de causas ecológicas.
O lixo.
Animais em extinção.
Como economizar
energia elétrica e água.
|
Mundo moderno: a outra face
A violência
gratuita e impune cometida pelas pessoas.
A rivalidade entre gangues.
As dificuldades do primeiro emprego.
A importância do estudo.
Meninos de rua.
Prostituição infantil.
A violência
|
Foi
fornecido aos alunos um
referencial teórico da estrutura do texto dissertativo.
Concomitante ao desenvolvimento da produção do texto
dissertativo através de leitura, discussões e
prática, os alunos estão freqüentando quinzenalmente
a sala de informática para capacitarem-se a realizar um trabalho
digitado acrescido de capa com ilustração. Também
aprenderam a realizar pesquisas
através da Internet. A pesquisa foi realizada no site www.bussolaescolar.com.br
- Língua Portuguesa: neologismos, ditados populares, 20 erros
mais graves.
Observações
gerais:
As cinco propostas de redação dissertativa
somente foram feitas após embasamento teórico
concluído e acompanhamento individual na produção
e refacção dos textos. Os alunos foram orientados a
realizarem as revisões de texto de maneira autônoma, com
roteiro específico.
|