LÍNGUA
PORTUGUESA
E LITERATURA
3º ano do III Ciclo Profª Jane
Karnopp Diedrich
Coordenação Pedagógica: Profª Carla Olmos e Profª Roselia Sibemberg Oficina de Informática: Profª Liége Teixeira de Moraes "Conversando com Moacyr Scliar..." Justificativa: Nesse enfoque temos a expectativa de que o aluno observe, perceba, reflita sobre o mundo, interagindo com seu semelhante. Entretanto, paralelamente às propostas que visam a ampliação dos horizontes de leitura dos alunos, está a constatação, no espaço da sala de aula e fora dele, de uma desmotivação para a leitura, talvez ocasionada pelo fato de o aluno sentir-se um mero decodificador de palavras ou reprodutor de estruturas textuais culminando numa pessoa sem habilidades de compreensão e expressão. As ações para reverter esse processo conduzem a estudos constantes por parte dos professores, que possibilitem o acesso à produção cultural da humanidade, da comunidade e a participação plena no mundo letrado em que vivemos. Dessa forma, o trabalho com diferentes tipos de texto espera viabilizar o acesso do aluno ao universo de textos que circulam no mundo letrado, dentre eles os textos literários. Textos esses que são registros de pensamentos e fantasias do homem e de sua relação com o mundo. O texto literário diverte e expressa pensamentos e idéias através do conteúdo e da forma escolhidos pelo autor. A exploração de um texto em busca de efeitos que esse texto produz no leitor, é tornar consciente que a forma influi na maneira de o autor produzi-lo. O texto literário pode ser analisado como um elemento aberto em que leitor e autor sejam partes, ou melhor, constituam o texto. Essa análise desloca-se para um trabalho com as emoções, únicas em cada texto e em cada leitor, com várias possibilidades de leitura, conforme a interação ocorrida. Assim, neste projeto, a oportunidade de "conversar" com um autor da importância e versatilidade de Moacyr Scliar vem concretizar um processo cognitivo que extrapola respostas e remete a várias linhas de raciocínio, intencionalidade do autor, inferências relacionadas à visão de mundo e conhecimentos do aluno-leitor com as ações presentes no texto literário e com a visão de mundo do autor. ROTEIRO
DAS ATIVIDADES:
Registro na
agenda do aluno do "convite" para o encontro,
objetivando a comunicação aos pais ou responsáveis
sobre a visita(data, local, horário).
Visita ao site www.releituras.com/mscliar_bio.asp (para pesquisa da biografia do autor). Leitura, debates, comentários, crítica de diferentes textos de Moacyr Scliar (relação anexa). Conhecimento, identificação e análise de artigos jornalísticos do autor. Seleção dos títulos a serem comentados por ocasião da visita (preferências, dúvidas, curiosidades...). Plenária para organização das estratégias que darão suporte para a "conversa". Roteiro
(com as questões, levando em consideração os seguintes processos cognitivos) Hipóteses: *Quais as idéias que lhe vêm à mente quando...... *O título (do texto) sugere..... Transformação: *Como poderia ser se...... *Como seria..... se ....... Inferência: *Ler entrelinhas, idéias implícitas Crítica: *Qual é a sua
opinião sobre o comportamento da personagem......
*O que você faria
se estivesse no lugar
dela?....
Extrapolação: * Relacionar a idéia principal do texto com outras idéias ou situações. Efeitos, intenções, emoções: *O que você sentiu quando a personagem.... * Qual foi a intenção do autor ao utilizar.... * Na sua opinião, a intenção com determinado fato foi............... Proposta de
elaboração de uma reportagem, registrando a visita do
autor.
Texto com discurso indireto (sem perguntas diretas). Obs: alguns alunos do 2º ano, da equipe do jornal, serão convidados. Textos trabalhados:
1. Cena médica - caderno "VIDA" - Zero Hora 2. Coluna Moacyr Scliar - caderno "DONNA" - Zero Hora 3. Contos e crônicas (livros da Biblioteca) |
Turma C31 - 2004 |