Histórico

O Processo de Informatização da RME de Porto Alegre 

A Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre iniciou a implantação dos ambientes informatizados nas escolas a partir de 1993 com o Projeto Raiar – Informática Educativa na Rede Municipal de Ensino. Os  recursos para instalação dos equipamentos eram oriundos do FNDE/MEC (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação/Ministério da Educação e Cultura). Cinco escolas pólos, que já possuíam espaço físico disponível para uma sala de informática, passaram a atender outras escolas da região na perspectiva de desenvolver a cultura da informática e promover a comunicação entre alunos e professores.

Entre 1994 e 1996, a SMED proporcionou cursos de formação apontando para o uso das novas tecnologias aos professores interessados, tendo como suporte teórico-prático as pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório de Estudos Cognitivos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, bem como ampliou a instalação de ambientes informatizados totalizando 11 escolas.

Em 1997, foi lançado o Programa Nacional de Informática na Educação do Ministério da Educação e Cultura onde um conjunto de escolas da rede teve projetos aprovados e receberam computadores. O kit era composto por computador servidor,  hub, modem, 15 microcomputadores K6II, scanner, 2 impressoras jato de tinta, 1 impressora laser e estabilizadores. Neste momento a RME já contava com cerca de 19 escolas com ambientes informatizados. A possibilidade de conexão com a Internet começava a se concretizar, através de projeto piloto desenvolvido na EMEF Nossa Senhora de Fátima viabilizando acesso através de linha discada de dados. Ao longo do ano também contaram com esta tecnologia as EMEF Aramy Silva, EMEM Emílio Meyer, EMEF Grande Oriente do Rio Grande do Sul e EMEF Lauro Rodrigues.

Entre 1998 e 2000 foram ampliados os investimentos na área de tecnologia procurando equipar as demais escolas da RME com ambientes informatizados. Através do Orçamento Participativo da SMED as Escolas João Antonio Satte, Lidovino Fanton, Morro da Cruz e Wenceslau Fontoura conquistaram seus ambientes informatizados e a   RME passou a contar com 28 escolas com ambientes informatizados estruturados.

No ano de 2001  ampliou-se a instalação da Internet nas escolas através de investimentos relacionados ao uso de software livre. A SMED, novamente em parceria o Laboratório de Estudos Cognitivos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, deu início ao Projeto Escola, Conectividade, Sociedade do Conhecimento e da Informação que teve como propósito disseminar modelos/protótipos de inovação curricular tendo como foco a necessidade de transformação do modelo de Escola da Sociedade Industrial para o modelo de escola que se propõe a formar cidadãos da Sociedade da Informação e do Conhecimento. Este projeto estendeu-se até 2004 tendo como objeto de reflexão a questão da interdisciplinaridade e da aprendizagem colaborativa. A RME neste período passou a contar com 51 escolas fundamentais com ambientes informatizados e as 40 escolas infantis tiveram sua parte administrativa equipada. Neste período outra ação significativa foi a efetivação do Projeto de Informatização da RME que previu a contratação de estagiários, oriundos dos cursos técnicos de informática, para auxiliar alunos e professores no uso das tecnologias. Neste período a SMED contava com uma equipe de cinco assessoras que acompanhavam a implementação de propostas pedagógicas nos ambientes informatizados.

Em 2005 foi realizado um amplo processo de reavaliação das ações desenvolvidas na área de tecnologia, a partir de mapeamento in loco das condições físicas dos ambientes informatizados das escolas, bem como o resgate dos movimentos de formação oportunizados aos professores para a estruturação de novos investimentos.

Em 2006, como parte da reestruturação do projeto de informatização, foram destinados investimentos expressivos para a renovação total do parque de máquinas das escolas e da SMED Centralizada, buscando efetivar melhores condições de trabalho para todos. Outra ação significativa foi à nomeação de professores concursados na área de Ciências da Computação criando-se a Equipe de Inclusão Digital que te por objetivo acompanhar às escolas em seus projetos pedagógicos  visando potencializar o uso dos ambientes informatizados.

Em 2007 a SMED iniciou a implantação do Projeto Wireless Educação que prevê a inserção de tecnologia para o uso de internet banda larga, bem como o uso de rede de telefonia digital integrando, através de ramais telefônicos, as escolas e os demais órgãos da Prefeitura. Foi iniciado o Projeto de Educação Tecnológica – Robótica nas escolas através da aquisição de kits de robótica e formação de professores, permitindo a aplicação desta tecnologia em situações do cotidiano dos alunos. Outra iniciativa importante foi a concretização do Curso de Desenvolvedores de Software, uma parceria feita entre SMED, ASSESPRO-RS (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet) e Procempa (Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre) com o objetivo de formar capital humano para atuar na área de Tecnologia da Informação, visando atender a necessidade de empregar trabalhadores qualificados que surge com o crescimento das empresas brasileiras neste segmento.

 Em 2008, 93 escolas da rede municipal têm acesso à Internet. Das 53 escolas de ensino fundamental, 52 possuem ambientes informatizados. Todas as escolas fundamentais possuem estagiários que dão suporte aos professores nos ambientes informatizados. As escolas infantis estão organizando seus ambientes informatizados e estruturando, em parceria com a Equipe de Inclusão Digital, a inserção da tecnologia em consonância com seus projetos pedagógicos.