Histórico
O Processo de
Informatização da RME de Porto Alegre
A Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre
iniciou a implantação dos ambientes informatizados nas escolas a
partir de 1993 com o Projeto Raiar – Informática Educativa na Rede
Municipal de Ensino. Os recursos para instalação dos equipamentos
eram oriundos do FNDE/MEC (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da
Educação/Ministério da Educação e Cultura). Cinco escolas pólos, que
já possuíam espaço físico disponível para uma sala de informática,
passaram a atender outras escolas da região na perspectiva de
desenvolver a cultura da informática e promover a comunicação entre
alunos e professores.
Entre 1994 e 1996, a SMED proporcionou cursos de
formação apontando para o uso das novas tecnologias aos professores
interessados, tendo como suporte teórico-prático as pesquisas
desenvolvidas pelo Laboratório de Estudos Cognitivos da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul, bem como ampliou a instalação de
ambientes informatizados totalizando 11 escolas.
Em 1997, foi lançado o Programa Nacional de
Informática na Educação do Ministério da Educação e Cultura onde um
conjunto de escolas da rede teve projetos aprovados e receberam
computadores. O kit era composto por computador servidor, hub,
modem, 15 microcomputadores K6II, scanner, 2 impressoras jato de
tinta, 1 impressora laser e estabilizadores. Neste momento a RME já
contava com cerca de 19 escolas com ambientes informatizados. A
possibilidade de conexão com a Internet começava a se concretizar,
através de projeto piloto desenvolvido na EMEF Nossa Senhora de
Fátima viabilizando acesso através de linha discada de dados. Ao
longo do ano também contaram com esta tecnologia as EMEF Aramy
Silva, EMEM Emílio Meyer, EMEF Grande Oriente do Rio Grande do Sul e
EMEF Lauro Rodrigues.
Entre 1998 e 2000 foram ampliados os investimentos na
área de tecnologia procurando equipar as demais escolas da RME com
ambientes informatizados. Através do Orçamento Participativo da SMED
as Escolas João Antonio Satte, Lidovino Fanton, Morro da Cruz e
Wenceslau Fontoura conquistaram seus ambientes informatizados e a
RME passou a contar com 28 escolas com ambientes informatizados
estruturados.
No ano de 2001 ampliou-se a instalação da
Internet nas escolas através de investimentos relacionados ao uso de
software livre. A SMED, novamente em parceria o Laboratório de
Estudos Cognitivos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, deu
início ao Projeto Escola, Conectividade, Sociedade do Conhecimento e
da Informação que teve como propósito disseminar modelos/protótipos
de inovação curricular tendo como foco a necessidade de
transformação do modelo de Escola da Sociedade Industrial para o
modelo de escola que se propõe a formar cidadãos da Sociedade da
Informação e do Conhecimento. Este projeto estendeu-se até 2004
tendo como objeto de reflexão a questão da interdisciplinaridade e
da aprendizagem colaborativa. A RME neste período passou a contar
com 51 escolas fundamentais com ambientes informatizados e as 40
escolas infantis tiveram sua parte administrativa equipada. Neste
período outra ação significativa foi a efetivação do Projeto de
Informatização da RME que previu a contratação de estagiários,
oriundos dos cursos técnicos de informática, para auxiliar alunos e
professores no uso das tecnologias. Neste período a SMED contava com
uma equipe de cinco assessoras que acompanhavam a implementação de
propostas pedagógicas nos ambientes informatizados.
Em 2005 foi realizado um amplo processo de
reavaliação das ações desenvolvidas na área de tecnologia, a partir
de mapeamento in loco das condições físicas dos ambientes
informatizados das escolas, bem como o resgate dos movimentos de
formação oportunizados aos professores para a estruturação de novos
investimentos.
Em 2006, como parte da reestruturação do projeto de
informatização, foram destinados investimentos expressivos para a
renovação total do parque de máquinas das escolas e da SMED
Centralizada, buscando efetivar melhores condições de trabalho para
todos. Outra ação significativa foi à nomeação de professores
concursados na área de Ciências da Computação criando-se a Equipe de
Inclusão Digital que te por objetivo acompanhar às escolas em seus
projetos pedagógicos visando potencializar o uso dos ambientes
informatizados.
Em
2007 a SMED iniciou a implantação do Projeto Wireless Educação que
prevê a inserção de tecnologia para o uso de internet banda larga,
bem como o uso de rede de telefonia digital integrando, através de
ramais telefônicos, as escolas e os demais órgãos da Prefeitura. Foi
iniciado o Projeto de Educação Tecnológica – Robótica nas escolas
através da aquisição de kits de robótica e formação de professores,
permitindo a aplicação desta tecnologia em situações do cotidiano
dos alunos. Outra iniciativa importante foi a concretização do Curso
de Desenvolvedores de Software, uma parceria feita entre SMED,
ASSESPRO-RS (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da
Informação, Software e Internet) e Procempa (Companhia de
Processamento de Dados do Município de Porto Alegre) com o objetivo
de formar
capital humano para atuar na área de Tecnologia da Informação,
visando atender a necessidade de empregar trabalhadores qualificados
que surge com o crescimento das empresas brasileiras neste segmento.
Em 2008, 93 escolas da rede municipal têm acesso à
Internet. Das 53 escolas de ensino fundamental, 52 possuem ambientes
informatizados. Todas as escolas fundamentais possuem estagiários
que dão suporte aos professores nos ambientes informatizados. As
escolas infantis estão organizando seus ambientes informatizados e
estruturando, em parceria com a Equipe de Inclusão Digital, a
inserção da tecnologia em consonância com seus projetos pedagógicos.
|