Projeto: “O mundo do jacarezinho de parede: a lagartixa!”

Durante os meses de junho e julho de 2009, desenvolvi um projeto de trabalho com a turma A21 (2º ano do 1º ciclo) que partiu de um fato ocorrido na sala de aula.

Um dia uma lagartixa apareceu dentro de uma lata de jogos utilizados pelas crianças. Era o que faltava para a mágica acontecer... Mil perguntas seguidas de milhares de respostas diferentes, cheias de convicção do alto da sabedoria de cada um dos alunos e o espaço necessário para questionamentos que gerassem ainda mais curiosidade e desejo pela pesquisa.

A partir de então organizei uma sequência de atividades que contemplou tanto conhecimentos da área de ciências naturais quanto os da área da linguagem, envolvendo diversos tipos de textos, fazendo fluir o processo de alfabetização e letramento em situações significativas e contextualizadas. A literatura infantil continuou sempre presente em nossa sala de aula, mas agora em outras situações.

Seguindo os passos de estruturação de um projeto de trabalho, procurei investigar as hipóteses iniciais das crianças sobre as lagartixas, ou seja, que conhecimentos elas tinham sobre este animal; em seguida questionei o que elas queriam aprender, quais suas dúvidas; e por último, perguntei o que poderíamos fazer para aprender o que queríamos saber.

O registro do projeto ficou desta forma:

1) O QUE AS CRIANÇAS “SABEM” SOBRE AS LAGARTIXAS?

- ela come mosca;

- o mijo dela dá cobreiro;

- come passarinho;

- não, é o passarinho que come ela;

- ela salta para fugir;

- tem a preta que é a puladeira e a branca que é a que corre, a rápida;

- ela sobe na parede pelos pinguinhos de massa com as unhas dela;

- ela come insetos pequenos, aqueles que ficam na luz e aranhas;

- quando a gente pega ela a cabeça cai porque é muito mole;

- ela tem esqueleto;

- ela come minhoca;

- ela espicha e depois puxa a língua para pegar insetos;

- quando o rabo cai tem que dar água para ela não morrer;

- se alguém tirar o rabo ela vive pra procurar outro lugar pra viver e achar outro rabo, daí cresce outro.

 

2) O QUE AS CRIANÇAS QUEREM APRENDER SOBRE AS LAGARTIXAS?

- Tudo!

- Por que cai o rabo?

- Por que o rabo dela ficou se mexendo se estava sem o corpo?

- Como é o corpo dela?

- Por que ela cola na parede?

- O que ela come?

- Por que o mijo dá cobreiro?

- Onde ela vive?

 

3)O QUE PODEMOS FAZER PARA APRENDER SOBRE AS LAGARTIXAS?

Procurar no computador; procurar nos livros, na biblioteca; convidar o Professor Pablo para nos ajudar.

A partir daí realizamos várias atividades de pesquisa (em livros e no computador) e de registro do que as crianças foram aprendendo, incluindo o trabalho com diversos tipos de texto (coletivo, individual, poesia, música, parlenda, lista, convite, bilhete e obra de arte). Estas atividades estão descritas no Quadro de Programação do Projeto.

Observei que todos os alunos aprenderam muito, tanto sobre as lagartixas quanto sobre suas hipóteses de escrita, que apesar de ainda serem incompletas, evidenciaram grande evolução. Um exemplo disso pode ser visto na produção da aluna Lara Ramisa de Souza.

Pela relevância do trabalho realizado e pelos objetivos atingidos com os alunos, resolvi inscrever este projeto na 4ª edição do Prêmio Professores do Brasil, do Ministério da Educação. Agora é só aguardar o resultado!

Texto: Tânia Márcia Tomaszewski, com colaboração de Cláudia Daudt Polido

Quer saber mais sobre este e outros projetos, realizados por Tânia e sua turma? Acesse o blog da professora!