Projeto: “O mundo do jacarezinho de parede: a
lagartixa!”
Durante os meses de junho e julho de 2009, desenvolvi um projeto de
trabalho com a turma A21 (2º ano do 1º ciclo) que partiu de um fato
ocorrido na sala de aula.
Um
dia uma lagartixa apareceu dentro de uma lata de jogos utilizados
pelas crianças. Era o que faltava para a mágica acontecer... Mil
perguntas seguidas de milhares de respostas diferentes, cheias de
convicção do alto da sabedoria de cada um dos alunos e o espaço
necessário para questionamentos que gerassem ainda mais curiosidade e
desejo pela pesquisa.
A
partir de então organizei uma sequência de atividades que contemplou
tanto conhecimentos da área de ciências naturais quanto os da área da
linguagem, envolvendo diversos tipos de textos, fazendo fluir o
processo de alfabetização e letramento em situações significativas e
contextualizadas. A literatura infantil continuou sempre presente em
nossa sala de aula, mas agora em outras situações.
Seguindo os passos de estruturação de um projeto de trabalho, procurei
investigar as hipóteses iniciais das crianças sobre as lagartixas, ou
seja, que conhecimentos elas tinham sobre este animal; em seguida
questionei o que elas queriam aprender, quais suas dúvidas; e por
último, perguntei o que poderíamos fazer para aprender o que queríamos
saber.
O
registro do projeto ficou desta forma:
1)
O QUE AS CRIANÇAS “SABEM” SOBRE AS LAGARTIXAS?
- ela come mosca;
-
o mijo dela dá
cobreiro;
- come passarinho;
- não, é o passarinho
que come ela;
- ela salta para fugir;
- tem a preta que é a
puladeira e a branca que é a que corre, a rápida;
- ela sobe na parede
pelos pinguinhos de massa com as unhas dela;
- ela come insetos
pequenos, aqueles que ficam na luz e aranhas;
- quando a gente pega
ela a cabeça cai porque é muito mole;
- ela tem esqueleto;
- ela come minhoca;
- ela espicha e depois
puxa a língua para pegar insetos;
- quando o rabo cai tem
que dar água para ela não morrer;
- se alguém tirar o
rabo ela vive pra procurar outro lugar pra viver e achar outro rabo,
daí cresce outro.
2) O
QUE AS CRIANÇAS QUEREM APRENDER SOBRE AS LAGARTIXAS?
- Tudo!
- Por que cai o rabo?
- Por que o rabo dela
ficou se mexendo se estava sem o corpo?
- Como é o corpo dela?
- Por que ela cola na
parede?
- O que ela come?
- Por que o mijo dá
cobreiro?
- Onde ela vive?
3)O
QUE PODEMOS FAZER PARA APRENDER SOBRE AS LAGARTIXAS?
Procurar no
computador; procurar nos livros,
na biblioteca; convidar o Professor
Pablo para nos ajudar.
A partir daí realizamos
várias atividades de pesquisa (em livros e no computador) e de
registro do que as crianças foram aprendendo, incluindo o trabalho com
diversos tipos de texto (coletivo, individual, poesia, música,
parlenda, lista, convite, bilhete e obra de arte). Estas atividades estão
descritas no Quadro de Programação do
Projeto.
Observei que todos os
alunos aprenderam muito, tanto sobre as lagartixas quanto sobre suas
hipóteses de escrita, que apesar de ainda serem incompletas,
evidenciaram grande evolução. Um exemplo disso pode ser visto na
produção da aluna Lara Ramisa de Souza.
Pela relevância do
trabalho realizado e pelos objetivos atingidos com os alunos, resolvi
inscrever este projeto na 4ª edição do
Prêmio Professores do Brasil,
do Ministério da Educação. Agora é só aguardar o resultado!
Texto: Tânia Márcia Tomaszewski, com colaboração de Cláudia Daudt
Polido
Quer saber mais sobre este e outros projetos, realizados por Tânia e sua turma? Acesse o
blog da professora!