EMEI

VILA TRONCO

BREVE HISTÓRICO DA EMEI DA VILA TRONCO

A EMEI da Vila Tronco foi criada em dezembro de 1991 a partir de um projeto da Prefeitura de Porto Alegre que previa que as creches até então mantidas pela Secretaria Municipal da Saúde e Serviço Social passassem a funcionar com um professor nas turmas do Jardim B e um coordenador pedagógico.

Após, com a criação das Escolas Infantis vieram os professores compor o quadro de funcionários juntamente com os monitores das SMSS.

Com o concurso de professores e monitores para educação infantil e após a passagem das creches para a SMED as mesmas passaram a ser denominadas Escolas de Educação Infantil e mantidas pela Secretaria Municipal da Educação.

O nome da escola deve-se ao fato de estar localizada na Vila Tronco, na Grande Vila Cruzeiro do Sul, na época de sua construção.

Sua formação aconteceu no final dos anos 60, quando algumas pessoas chegaram na área que era coberta por mato, banhado, açude e, ainda vazia. A maioria dos moradores vieram de vilas de Porto Alegre que foram removidas ( Ilhota, Gasômetro, Santa Luzia e Morro Teresópolis).

Segundo uma moradora e batalhadora antiga da comunidade, o nome Tronco deve-se ao fato que entre as ruas Carlos Barbosa, Orfanotrófio e o bairro Medianeira forma-se um entroncamento na forma de um tronco.

Na trajetória da escola destacam-se fatos e momentos importantes como:

• ampliação do prédio da escola incorporando a área que pertencia à saúde e permitindo a ampliação do refeitório

• atividades integradoras com a participação da comunidade (festas, passeios, eventos...)

• reforma para a construção de uma sala alternativa com brinquedos, televisão e vídeo (ludoteca) utilizando recursos do Orçamento Participativo

• colocação de uma grade em frente À escola permitindo a criação de mais um espaço para pátio e protegendo as crianças do acesso à rua que não possuía calçamento apropriado

• reorganização das turmas por faixa etária para acompanhar a política educacional da SMED, tendo sido criada a turma do Berçário, aumentando assim o número de vagas

• o processo de ingresso dos alunos passa a ser por seleção segundo critérios e não mais por sorteio, tornando-se menos exclusivo

• formou-se uma nova estrutura com eleição de diretores e formação dos conselhos escolares

• a participação da comunidade escolar foi decisiva para a conquista do novo prédio para funcionamento da escola através do Orçamento Participativo da cidade, 2002/2003 embora ainda não tenha se concretizado. A EMEI da Vila Tronco é uma obra do OP não realizada

• elaboração do regimento do Conselho Escolar, bem como Projeto político Pedagógico (PPP)

• a partir das assessorias da SMED iniciou-se o trabalho baseado em uma proposta construtivista

• estudos sobre Tema Gerador e realizada a pesquisa sócio-antropológica

• a proposta pedagógica embasou-se na metodologia de projetos

• em dezembro de 2004 o prédio da escola foi interditado devido à rachaduras em sua estrutura

• desde então a comunidade escolar reivindica junto à SMED a construção da escola nova .

• a escola passou a funcionar em caráter provisório em uma casa alugada na rua Dr. Ildefonso Pinto, 346, bairro Santa Tereza com número reduzido de crianças.

• a referida casa passou por reformas e melhorias para qualificar o espaço de atendimento às crianças.

• em fevereiro de 2010 novas melhorias aconteceram para manutenção do prédio enquanto aguardamos as tratativas para a aquisição do terreno e construção da escola nova.

Informações extraídas do antigo PPP da escola e atualizadas