2°  Ciclo
 

            Cada  turma  tem seu  professor  referência,   um  professor  de  Educação  Física,  um  professor   de  Arte-educação, um  professor  de  Língua  Estrangeira  e  um  professor volante  que  trabalha  com  quatro  turmas.

 

CONHECENDO O LAGO GUAÍBA: O ENCONTRO DAS ÁGUAS

PASSEIO REALIZADO POR TURMAS DO 2º CICLO EM 2008:

No dia 29 de abril de 2008, nós das turmas B21 e B23 realizamos um passeio de barco pelo lago Guaíba através do Instituto Martim Pescador. Nossas  turmas  foram acompanhadas pelas Professoras Jane Frare, Carla Frantz e Rovena Frenzel.

O ônibus que nos levou estacionou no Cais Mauá, onde o barco Catamarã estava atracado. Dentro do barco, conhecemos o monitor Bugio que nos ensinou a utilizar o colete salva-vidas.

Nós aprendemos que o Guaíba não é um rio, é um lago, porque ele não tem uma nascente. O Guaíba é o encontro de quatro rios: Caí, Jacuí, Gravataí e Rio dos Sinos. Também aprendemos que a palavra Guaíba é de origem indígena e significa “encontro das águas”.

O monitor nos explicou que o nosso Cais do Porto é o maior cais de água doce do Brasil, pois tem oito quilômetros de extensão e tem três nomes: Cais Mauá, Cais Navegantes e Cais Marcílio Dias.

Durante o passeio, nós passamos pela Ilha do Pavão, pela ponte do Guaíba e vimos que o lago tem muita poluição que vem das fábricas, das casas, das pessoas e dos esgotos.

Aprendemos que a água é um elemento muito importante para todas as formas de vida e está presente na maior parte do nosso planeta, por isso é necessário preservá-la.

Texto organizado a partir dos relatórios dos alunos da B21 e B23.

Digitação: Jéssica Andriele dos Santos

    

Webmaster: Michael dos Santos Bittencourt

 

 

 

 

 

 

PROFESSORES