Um Novo Olhar
“Fotografar é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração.” Cartier-Bresson, fotógrafo A fotografia expressa uma visão particular e ao mesmo tempo coletiva de quem a produz, uma vez que reflete a visão de mundo no qual está inserido, mexe com a memória afetiva e possibilita acesso à história sócio-cultural da humanidade. Com sua popularização e o desenvolvimento da tecnologia, a utilização de mídias como fotografia, vídeos e outras são, cada vez mais freqüentemente, usadas pelos alunos, dentro e fora de sala de aula. Sem conhecimento maior sobre estas, as utilizam apenas como uma forma de registro ou brincadeira, não lhes conferindo nenhum requinte técnico ou olhar mais apurado, o que gera uma imagem de baixa qualidade. Para que possam ampliar seu repertório e qualificar este hábito de registrar o dia a dia, através da fotografia, é necessário que os alunos conheçam os elementos desta linguagem (como enquadramento, movimento, luz, contraste, etc), assim como um pouco de sua história, sendo, então, capazes de criar e analisar imagens a partir deste conhecimento, com uma intencionalidade e estética antes inexistentes. Ou seja, capazes de perceber a fotografia também como arte, pois como disse Cartier-Bresson, um dos maiores fotógrafos da história, “Fotografar é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração”. O presente projeto será desenvolvido, no período de 22 de outubro a 10 de dezembro de 2010, durante as aulas de arte-educação, na turma C16, onde, em meio ao registro fotográfico de atividades que estavam realizando, surgiu o interesse pelas soluções técnicas apresentadas pela professora frente problemas de luz. OBJETIVO GERAL Desenvolver, no aluno, a capacidade de criar imagens de maior qualidade técnica e estética, utilizando a linguagem fotográfica, a partir da criação coletiva de registros do ambiente escolar e de uma história montada com imagens.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS * Conhecer os elementos da linguagem visual, a partir da linguagem fotográfica; * Conhecer a produção de fotógrafos modernos e contemporâneos importantes no panorama da história da fotografia; * Apreciar e analisar imagens fotográficas, observando suas características; * Imprimir intencionalidade à imagem a ser fotografada; * Fotografar com criatividade, a partir de um tema determinado pelo grupo de alunos, criando a ambientação necessária; * Avaliar as imagens fotografadas, buscando qualificá-las técnica e esteticamente; * Montar uma história, com seqüência de imagens, utilizando os recursos disponíveis na escola. * Planejar as atividades, dividindo o grupo em equipes de trabalho.
DESENVOLVIMENTO 1. Dividir a turma em três grandes grupos, cada um com, no mínimo, uma câmera à disposição; 2. Apresentar uma síntese da história da fotografia focando no desenvolvimento de sua tecnologia, a partir do contato com diferentes equipamentos, dos mais antigos aos atuais; 3. Apreciar as imagens da produção de alguns dos principais fotógrafos, assim como de desconhecidos, observando elementos da linguagem fotográfica, no grande grupo; 4. Explorar os recursos da câmera, fotografando o tema escolhido pelo grupo; 5. Apreciar e analisar as fotos obtidas, visualizando-as no computador, buscando identificar problemas e soluções com a intervenção da professora; 6. Criar um pequeno roteiro (história) como base para as fotografias e possíveis ambientações; 7. Organizar cada grupo, dividindo-o em equipes de trabalho no sistema de rodízio, de forma que todos experimentem cada uma das posições: produção, direção, fotografia, arte (cenário e figurino) e modelo; 8. Fotografar, analisar e discutir as possibilidades de seqüência de imagens; 9. Retomar o projeto de cada grupo, avaliando seu desenvolvimento; 10.Montar, no laboratório de informática, a seqüência das fotografias selecionadas pelo grupo; 11.Construir a partir da seqüência fotográfica, uma história fotográfica em quadrinhos ou um filme, conforme recursos disponibilizados pela escola; 12.Avaliar o processo e o resultado do trabalho, levantando os erros e acertos do projeto como um todo, em grande grupo;
Grupos de Trabalho
AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto se dará em quatro principais momentos:
¨ Cada grupo avaliará, diariamente, as etapas do trabalho desenvolvido por eles, registrando por escrito seus aprendizados e suas impressões; ¨ A professora e o grande grupo farão avaliação coletiva semanalmente, sendo este registro de responsabilidade da professora, adaptando, se necessário, o planejamento inicial; ¨ As imagens obtidas, bem como o trabalho final, serão apresentadas por cada grupo e, analisadas e avaliadas por todos os participantes, em forma de debate. ¨ O trabalho será exibido para outros alunos da escola que serão convidados a registrarem sua avaliação na forma de depoimentos.
BIBLIOGRAFIA
MARTINS, Ana Rita. Olhar fotográfico. Nova Escola, São Paulo: Editora Abril, ano XXV, n. 230, p. 62-65, mar. 2010. MIβELBERG, R. et al. Fotografia no séc. XX – Museum Ludwig de Colonia. TASCHEN, 2008. 191 P. ORIGENS DO PROCESSO FOTOGRÁFICO. CotiaNet. Site acessado em out. 2010, http://www.cotianet.com.br/photo/hist/indice.htm . LEGENDS ONLINE. PDN online e Kodak Professional. Site acessado em out. 2010, http://pdngallery.com/legends/legends10/ . |
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