Um Novo Olhar

 

 

“Fotografar é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração.” Cartier-Bresson, fotógrafo

A fotografia expressa uma visão particular e ao mesmo tempo coletiva de quem a produz, uma vez que reflete a visão de mundo no qual está inserido, mexe com a memória afetiva e possibilita acesso à história sócio-cultural da humanidade.

Com sua popularização e o desenvolvimento da tecnologia, a utilização de mídias como fotografia, vídeos e outras são, cada vez mais freqüentemente, usadas pelos alunos, dentro e fora de sala de aula. Sem conhecimento maior sobre estas, as utilizam apenas como uma forma de registro ou brincadeira, não lhes conferindo nenhum requinte técnico ou olhar mais apurado, o que gera uma imagem de baixa qualidade.

Para que possam ampliar seu repertório e qualificar este hábito de registrar o dia a dia, através da fotografia, é necessário que os alunos conheçam os elementos desta linguagem (como enquadramento, movimento, luz, contraste, etc), assim como um pouco de sua história, sendo, então, capazes de criar e analisar imagens a partir deste conhecimento, com uma intencionalidade e estética antes inexistentes. Ou seja, capazes de perceber a fotografia também como arte, pois como disse Cartier-Bresson, um dos maiores fotógrafos da história, “Fotografar é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração”.

O presente projeto será desenvolvido, no período de 22 de outubro a 10 de dezembro de 2010, durante as aulas de arte-educação, na turma C16, onde, em meio ao registro fotográfico de atividades que estavam realizando, surgiu o interesse pelas soluções técnicas apresentadas pela professora frente problemas de luz.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver, no aluno, a capacidade de criar imagens de maior qualidade técnica e estética, utilizando a linguagem fotográfica, a partir da criação coletiva de registros do ambiente escolar e de uma história montada com imagens.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Conhecer os elementos da linguagem visual, a partir da linguagem fotográfica;

* Conhecer a produção de fotógrafos modernos e contemporâneos importantes no panorama da história da fotografia;

* Apreciar e analisar imagens fotográficas, observando suas características;

* Imprimir intencionalidade à imagem a ser fotografada;

* Fotografar com criatividade, a partir de um tema determinado pelo grupo de alunos, criando a ambientação necessária;

* Avaliar as imagens fotografadas, buscando qualificá-las técnica e esteticamente;

* Montar uma história, com seqüência de imagens, utilizando os recursos disponíveis na escola.

* Planejar as atividades, dividindo o grupo em equipes de trabalho.

 

DESENVOLVIMENTO

1. Dividir a turma em três grandes grupos, cada um com, no mínimo, uma câmera à disposição;

2. Apresentar uma síntese da história da fotografia focando no desenvolvimento de sua tecnologia, a partir do contato com diferentes equipamentos, dos mais antigos aos atuais;

3. Apreciar as imagens da produção de alguns dos principais fotógrafos, assim como de desconhecidos, observando elementos da linguagem fotográfica, no grande grupo;

4. Explorar os recursos da câmera, fotografando o tema escolhido pelo grupo;

5. Apreciar e analisar as fotos obtidas, visualizando-as no computador, buscando identificar problemas e soluções com a intervenção da professora;

6. Criar um pequeno roteiro (história) como base para as fotografias e possíveis ambientações;

7. Organizar cada grupo, dividindo-o em equipes de trabalho no sistema de rodízio, de forma que todos experimentem cada uma das posições: produção, direção, fotografia, arte (cenário e figurino) e modelo;

8. Fotografar, analisar e discutir as possibilidades de seqüência de imagens;

9. Retomar o projeto de cada grupo, avaliando seu desenvolvimento;

10.Montar, no laboratório de informática, a seqüência das fotografias selecionadas pelo grupo;

11.Construir a partir da seqüência fotográfica, uma história fotográfica em quadrinhos ou um filme, conforme recursos disponibilizados pela escola;

12.Avaliar o processo e o resultado do trabalho, levantando os erros e acertos do projeto como um todo, em grande grupo;

 

Grupos de Trabalho

 

  Grupo 1:

  Suelen Pereira, Brenda, Gabriela, Sashiani, Thainá, Jessiara, Leonan, Bryan Brião, D’Artagnan.

 

  Grupo 2:

  Alan, Dienifer, Natielle, Ketlin, Ana Letícia, Jorge Miguel, Gabrielle, Rodrigo.

 

 

  Grupo 3:

  Victórya, Thamara, Sheila, Jean Carlo, Bryan Bueno,  Yuri, Monick, Guilherme, Davi.

AVALIAÇÃO

 

A avaliação do projeto se dará em quatro principais momentos:

 

¨      Cada grupo avaliará, diariamente, as etapas do trabalho desenvolvido por eles, registrando por escrito seus aprendizados e suas impressões;

¨      A professora e o grande grupo farão avaliação coletiva semanalmente, sendo este registro de responsabilidade da professora, adaptando, se necessário, o planejamento inicial;

¨      As imagens obtidas, bem como o trabalho final, serão apresentadas por cada grupo e, analisadas e avaliadas por todos os participantes, em forma de debate.

¨      O trabalho será exibido para outros alunos da escola que serão convidados a registrarem sua avaliação na forma de depoimentos.

 

 
 
 
 
 
 
 
 

 

BIBLIOGRAFIA

 

MARTINS, Ana Rita. Olhar fotográfico. Nova Escola, São Paulo: Editora Abril, ano XXV,  n. 230, p. 62-65, mar. 2010.

MIβELBERG, R. et al. Fotografia no séc. XX – Museum Ludwig de Colonia. TASCHEN,    2008. 191 P.

ORIGENS DO PROCESSO FOTOGRÁFICO.  CotiaNet.  Site acessado em out. 2010,    http://www.cotianet.com.br/photo/hist/indice.htm .

LEGENDS ONLINE. PDN online e Kodak Professional. Site acessado em out. 2010, http://pdngallery.com/legends/legends10/ .

SMED - Secretaria Municipal de Educação         
Responsável pelo site:
Professora Níssia Fortes Sauer