Revista Institucional - SMED Porto Alegre - Inclusão Digital

 

ISSN 2175-3792

_____________________________________________________________________

Editorial - Ano 2 - 2011, Número 1 (Jan/Jun)

            Nesta segunda edição da Revista Virtual "Ágora - Educação", apresentamos cinco artigos que abordam temas que se relacionam ao uso de tecnologias e mídias na educação.

            O primeiro artigo Movie Maker e formação de professores: uma relação a ser construída versa sobre a utilização do editor de vídeo Windows Movie Maker como recurso pedagógico na formação de professores, visando o fazer pedagógico baseado no uso de objetos de aprendizagem.

            O segundo artigo Para além da inserção de Tecnologias de Informação e Comunicação no ambiente escolar discute os aspectos que devem envolver a inserção de tecnologias na escola, de forma a qualificar o ambiente escolar.

            O terceiro artigo O professor e o desafio da própria apropriação tecnológica. descreve um estudo de caso sobre a apropriação tecnológica de professores em efetivo exercício na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, apontando indicadores para a inclusão digital de docentes.

            O quarto artigo Tecnologia e Educação: da Informatização à Robótica Educacional  apresenta um breve histórico da inserção das tecnologias no meio escolar, destacando-se a Robótica Educacional como ferramenta para integrar a construção de objetos e programação possibilitada pelos softwares e computadores.

            O quinto artigo Software Livre e Educação - Recortes de Teoria e Prática relata as vivências compreendidas por um projeto que vem sendo realizado nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, denominado: Alunos em Rede Mídias Escolares e sua aproximação com o universo do Software Livre.

            Jacqueline Aguiar

(Jan/Jun)