Revista
Institucional - SMED Porto Alegre - Inclusão Digital
ISSN 2175-3792
_____________________________________________________________________
Editorial - Ano
1/2010, Número 1
Nesta primeira
edição da Revista Virtual "Ágora - Educação", apresentamos seis artigos
sobre diferentes áreas do conhecimento. Os três primeiros abordam
a inclusão digital; em sequência, um tema sobre a história do cinema; um
outro sobre reações das diferentes gerações; por último, um sobre a criança na
Educação Infantil e o difícil papel de educar considerando o apelo dispersivo fora da escola.
O primeiro artigo
"A Inclusão Digital
na Educação Infantil" versa a respeito do desenvolvimento das Políticas Públicas sobre
Inclusão Digital na Educação Infantil da Rede Municipal de Porto Alegre. Relata
a oficina realizada com professores de Classes Iniciais que atuam em sala de
aula e para a qual foram utilizados dois softwares livres: um para elaborar
vídeos e outro para gravar e editar som.
O segundo artigo
"Do
Editor de Textos para a plataforma Moodle: um projeto piloto inovador de capacitação
docente construcionista em uma escola da Rede Municipal de Porto Alegre"
conta a experiência que foi realizada com a
formação de uma professora e o ambiente livre
Modular
Object-Oriented Dynamic Learning Environment
- Moodle.
O terceiro
artigo
"Como ocorreu a Informatização dos Setores e das Escolas
da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre"
descreve como aconteceu o plano de ação para Informatizar a Secretaria Municipal
de Porto Alegre incluindo as escolas.
O quarto artigo
"O
Cinema de Autor: o papel do crítico de cinema na concepção dos diferentes
olhares" é um passeio histórico
do cinema mudo
ao falado; das invenções técnicas aos movimentos estéticos e escolas, a escrita sobre arte cinematográfica, seus historiadores e teóricos,
e um olhar diferenciado e sensível sobre a linguagem do cinema e o
surgimento da concepção de Cinema de Autor e a valorização do papel do cineasta.
O quinto artigo
"Escola,
Histórias e Memórias: O que dizem Jovens e Adultos" é uma análise da
dimensão afetiva envolvida na inserção do espaço escolar por diferentes gerações
de indivíduos que fizeram sua trajetória de escolarização entre os anos 20 e os
anos 90 do século XX.
O sexto artigo
"Múltiplas
Linguagens na Educação Infantil: A criança sob nova ótica, nova ética e nova
estética"
enfatiza a
relação existente entre a produção cultural e a formação da criança de zero a
cinco anos de idade e as diferentes linguagens.
O sétimo artigo
"Conexão
na escola, o princípio para a construção de conhecimentos"
aborda a utilização das tecnologias e mídias pela educação no processo de
aprendizagem dos sujeitos através do conceito de interação na perspectiva de
Piaget.
|