Revista Institucional - SMED Porto Alegre - Inclusão Digital

 

ISSN 2175-3792

_____________________________________________________________________

Editorial - Ano 1/2010, Número 1

            Nesta primeira edição da Revista Virtual "Ágora - Educação",  apresentamos seis artigos sobre diferentes áreas do conhecimento. Os três primeiros abordam a inclusão digital; em sequência, um tema sobre a história do cinema; um outro sobre reações das diferentes gerações; por último, um sobre a criança na Educação Infantil e o difícil papel de educar considerando o apelo dispersivo fora da escola.

            O primeiro artigo "A Inclusão Digital na Educação Infantil" versa a respeito do desenvolvimento das Políticas Públicas sobre Inclusão Digital na Educação Infantil da Rede Municipal de Porto Alegre. Relata a oficina realizada com professores de Classes Iniciais que atuam em sala de aula e para a qual foram utilizados dois softwares livres: um para elaborar vídeos e outro para gravar e editar som.

            O segundo artigo "Do Editor de Textos para a plataforma Moodle: um projeto piloto inovador de capacitação docente construcionista em uma escola da Rede Municipal de Porto Alegre" conta a experiência que foi realizada com a formação de uma professora e o ambiente livre Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment - Moodle.

            O terceiro artigo "Como ocorreu a Informatização dos Setores e das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre" descreve como aconteceu o plano de ação para Informatizar a Secretaria Municipal de Porto Alegre incluindo as escolas.

            O quarto artigo "O Cinema de Autor: o papel do crítico de cinema na concepção dos diferentes olhares" é um passeio histórico do cinema mudo ao falado; das invenções técnicas aos movimentos estéticos e escolas,  a escrita sobre arte cinematográfica, seus historiadores e teóricos, e um olhar diferenciado e sensível sobre a linguagem do cinema e o surgimento da concepção de Cinema de Autor e a valorização do papel do cineasta.

            O quinto artigo "Escola, Histórias e Memórias: O que dizem Jovens e Adultos" é uma análise da dimensão afetiva envolvida na inserção do espaço escolar por diferentes gerações de indivíduos que fizeram sua trajetória de escolarização entre os anos 20 e os anos 90 do século XX.

            O sexto artigo "Múltiplas Linguagens na Educação Infantil: A criança sob nova ótica, nova ética e nova estética" enfatiza a relação existente entre a produção cultural e a formação da criança de zero a cinco anos de idade e as diferentes linguagens.

            O sétimo artigo "Conexão na escola, o princípio para a construção de conhecimentos" aborda a utilização das tecnologias e mídias pela educação no processo de aprendizagem dos sujeitos através do conceito de interação na perspectiva de Piaget.