Josi

Formação acadêmica/Titulação
2000 - 2004 Doutorado em Lingüística e Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: A influência do conteúdo emocional na recordação de textos: uma abordagem conexionista, Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: José Marcelino Poersch.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPQ, Brasil.

Palavras-chave: leitura; memória; emoção.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.
1996 - 1998 Mestrado em Lingüística e Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: A influência de elementos contextuais no processo de construção da macroestrutura pragmática de textos, Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: José Marcelino Poersch.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPQ, Brasil.

Palavras-chave: leitura; macroestrutura pragmática.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.
1990 - 1995 Graduação em Letras. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Produção em C,T & A
  Produção bibliográfica
  Artigos completos publicados em periódicos
1.   CASTRO, Joselaine Sebem de ; Pereira, Vera Wannmacher . Leitor e texto: a preditibilidade faz a interação. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 2, n. 1, p. 55-60, 2004.
2.   CASTRO, Joselaine Sebem de . Emoção e memória - reflexões sobre a influência dessa relação na aprendizagem da leitura. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 25-36, 2002.
 
  Capítulos de livros publicados
1.   CASTRO, Joselaine Sebem de . Uma abordagem conexionista da noção de macroestrutura textual. In: Rossa, Adriana; Rossa, Carlos. (Org.). Rumo à Psicolingüística Conexionista. Porto Alegre: Edipucrs, 2004, v. , p. 79-100.
2.   CASTRO, Joselaine Sebem de . Emoção e início da aprendizagem formal (alfabetização). In: Vera Wannmacher Pereira. (Org.). Aprendizado da leitura: ciências e literatura no fio da história. Porto Alegre: Edipucrs, 2002, v. 1, p. 107-127.
  Resumos publicados em anais de congressos
1.   CASTRO, Joselaine Sebem de ; POERSCH, José Marcelino . A influência de elementos contextuais no processo de construção da macroestrutura pragmática. In: II Congresso Internacional da Abralin, 2001, Fortaleza. Boletim da Abralin. Fortaleza : Imprensa Universitária/UFC, 2001. v. 26. p. 687-689.
  Demais trabalhos
1. CASTRO, Joselaine Sebem de . Desenvolvendo as habilidades de leitura. 2005 (Oficina).
2. CASTRO, Joselaine Sebem de . Ler e escrever...tudo a ver!. 2005 (Curso).
3. CASTRO, Joselaine Sebem de . Desenvolvendo as estratégias cognitivas de leitura. 2004 (Oficina).
4. CASTRO, Joselaine Sebem de . Estratégias cognitivas de leitura e alfabetização. 2004 (Oficina).
5. CASTRO, Joselaine Sebem de . Diversificando o trabalho com textos - abordagem lingüística. 2004 (Oficina).
6. CASTRO, Joselaine Sebem de . Oficina pedagógica de leitura e produção textual. 2004 (Oficina).
7. CASTRO, Joselaine Sebem de . Produção de texto. 2004 (Oficina).
8. CASTRO, Joselaine Sebem de . A produção textual na sala de aula. 2003 (Oficina).
9. CASTRO, Joselaine Sebem de . Leitura: ponto de partida para o ensino da escrita. 2003 (Oficina).
10. CASTRO, Joselaine Sebem de . Processamento da Informação: do Simbolismo ao Conexionismo. 2001 (Palestra).