LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM

 

PROJETO DE TRABALHO  

1.TÍTULO:Laboratório Espaço Artesanal

 2. PERÍODO: 2008

 3.PROFESSORAS RESPONSÁVEIS:  Manhã:  Dulce Marina  Penna

                                                                                    Jacimara Ribeiro

                                                                       Tarde:  Ana Regina Momback

                                                                                    Roseana F. da Silva

 4. JUSTIFICATIVA:

 

Levando em conta que o Laboratório de Aprendizagem é um espaço de pesquisa, reflexões e resignificações, detêm um ritmo e um tempo diferenciado da sala de aula,respeitando o ritmo e o tempo do(a) aluno (a) para aprender.

 

 Dinamizando e auxiliando na proposta de trabalho do professor em sala de aula, possibilitando a multiplicidade de trocas na busca de encontrar saídas para o aprender, investigando as defasagens do (a) aluno(a) a ser atendido.

 

Considerando as interferências que estão dificultando a aprendizagem de certos alunos(as), para que se possam construir hipóteses junto a eles favorecendo e ampliando seu conhecimento contribuindo para a igualdade de oportunidades e de sucesso educativo para todos os envolvidos integrando-os ao seu grupo de origem.

 

5. OBJETIVO GERAL:

 

Proporcionar ao aluno(a)um espaço de escuta, trocas, auto-conhecimento e superação.

 

6.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

Investigar o processo de construção do conhecimento, conquistando sua auto-estima;

 

Apresentar aos alunos (as) diferentes vivências com o comprometimento de resignificar a aprendizagem e criar alternativas para o ato de aprender, presente não apenas em práticas escolares “cristalizadas”,mas em busca de out5ras fontes em sua própria comunidade social/escolar;

 

Possibilitar a intervenção nos diferentes níveis de aprendizagem, atendendo as diferenças e respeitando o ritmo e condições de aprendizagem de cada um;

 

Interagir com os professores favorecendo a construção do conhecimento dos (as) alunos (as)nas oportunidades de desenvolver-se com as ferramentas que possui oferecendo-lhes alternativas para o sucesso da aprendizagem;

 

Buscar recursos diferenciados, qualificando o espaço do Laboratório de Aprendizagem,tornando-o prazeroso e “aconchegante”, onde o (a) aluno(a) possa se colocar expondo-se sem restrições;

 

7.METODOLOGIA

 

7.1. Tipo de Atendimento: Pequenos grupos. Eventualmente individual.

 

7.2. Número de Alunos (as) Atendidos: 100 alunos (as).

 

7.3.Forma de Encaminhamento: Ficha de Encaminhamento preenchida pelo coletivo de professores e serviço de orientação pedagógica.

 

7.4. Quanto ao processo de acompanhamento dos (as) alunos (as):

  • Entrevista com os pais
  • Entrevista com os alunos
  • Reuniões com os professores e SOP
  • Parecer de avaliação na chegada do (a) aluno (a)
  • Parecer descritivo sobre o aluno (a) no final do ano
  • Participação nos conselhos de classe

 

7.5 Quanto ao material ou recursos utilizados:

  • Jogos
  • Leitura infanto-juvenil
  • Informática
  • Técnicas de dinâmica de grupos
  • Biblioteca
  • Jogos psicomotores
  • Testes pedagógicos

 

 

8. META

 

Acreditamos que enquando estivermos acolhendo e desvelando as dificuldades de aprendizagem de nossos (as) alunos (as) estaremos gestando um novo procedimento, ampliando seus horizontes estaremos na direção do entendimento mais amplo da subjetividade abrindo espaço para as diferenças e não para a padronização.