HISTÓRICO (fotos)

A Escola Municipal Presidente Vargas iniciou suas atividades em 1º de março de 1958, sendo inaugurada oficialmente no dia 19 de abril do mesmo ano, data em que se comemora o aniversário de Getúlio Dorneles Vargas, cujo nome foi escolhido para patrono. Inicialmente, foi denominada Escola Municipal Presidente Vargas.
     O Prefeito de Porto Alegre na época era Leonel de Moura Brizola. O secretário de Educação era Tristão Sucupira Viana.

     Assumiu a direção da Escola na época, a professora Maria Amélia Trindade, em cujo cargo permaneceu até o fim daquele ano letivo. Havia 15 professoras e 4 funcionárias.

     A escola possuía sete salas de aula. Dois anos depois, foi ampliada com duas salas de aula para o funcionamento do pré-primário.

     Em 1959, foi diretora a profª. Eunice Aguiar Valim. Em 1960 a fins de 1961 assumiu a profª Ecilda Weinheber Meyer. Nos anos 1962 a 1963, foi diretora Selma Franzkowiak Stalschmitt. De fevereiro até maio de 1964 foi diretora a profª. Maria Helena de Castro Beck. De julho de 1964 até março de 1965, assumiu as funções de diretora a profª. Silvia Callorda Oliva. De março de 1965 a 1986 assumiu a direção Cléa Köhler Salvatori.

     Em 1977, a Escola é denominada Escola de 1º Grau Incompleto Presidente Vargas.

     Em 1980, foi construído um prédio de alvenaria com dois pavimentos distribuídos da seguinte forma: térreo (quatro salas de aula, uma sala de arte, uma sala de audiovisual e 1º andar (quatro salas de aula, laboratório de Ciências, sala de Técnicas e dois banheiros).

     Em 1982, é autorizado o funcionamento da 6ª série e a partir de 1983 e 1984, respectivamente, a 7ª e 8ª série do ensino de 1º grau.

     Em 1983, foi autorizado o funcionamento da Classe Especial e o Jardim de Infância, nível B.

     A partir de 1984, a Escola ficou denominada de Escola Municipal de 1º Grau Presidente Vargas, sob a jurisdição da 1ª delegacia de Educação. sediada em Porto Alegre.

     Em 1986, através do Colegiado (formado por todos os professores e funcionários, representantes de alunos e pais) foram eleitas as professoras Moema Terezinha Lessa da Silva Ehler, como diretora, e Nelcy Maria Samarani como vice-diretora (foi substituída pela professora Virgínia Pacheco Monteiro por motivo de aposentadoria da profª. Nelcy).

     Em 1989, foi reeleita a professora Moema Terezinha Lessa da Silva Eifler que teve como vice diretora a professora Margareth Lima.

     Em junho de 1992, foi inaugurado o novo prédio da Escola com três pavimentos. No primeiro pavimento: banheiros feminino, masculino e dois para funcionários; cozinha e refeitório. No segundo pavimento: três salas de aula, secretaria, direção, vice-direção, sala para o SOE e sala para o SSE. No terceiro pavimento: quatro salas de aula, biblioteca, CPM, gabinete dentário e sala para Educação Especial.

     Em 1992, foram eleitos pelo colegiado, os professores Mauro Marques e Neuza Fróes Baptista.

     Iniciou , em 1993, as três séries iniciais do SEJA (Serviço de Educação de Jovens e Adultos) no turno noturno, sendo, posteriormente, implantadas as três séries finais (Terminalidades Finais).

     A partir de 1995, a Escola passa gerenciada pelo Conselho Escolar, que administra, em conjunto com a direção, a Escola. O Conselho Escolar é formado por representantes dos diferentes segmentos da Escola (professores, alunos, funcionários e pais) com mandato de dois anos.

     Em dezembro de 1995, foram eleitos por eleição direta (votantes:todos os professores, alunos com idade igual ou superior a 12 anos, funcionários e pais) os professores: Sérgio Luiz da Costa Resende (como diretor) e Maria da Graça Ferrari (como vice-diretora).

     Em 1998, a Escola adota uma nova proposta de trabalho: o Regime por Ciclos de Formação, introduzindo, primeiramente, o 1º e o 2º ciclo.

     Em 1999, sob a direção da professora Lenora Damaren Bordin e vices-diretoras Gisela Antunes de Castro e Elis Regina Griebler, a Escola implementa o 3º ciclo. Esta é a primeira gestão com duas vices, pois a Escola possuía mais de 1300 alunos distribuídos nos turnos manhã (21 turmas), tarde (21 turmas) e noite (9 turmas- SEJA). Neste ano, foram construídas mais três salas de madeira (salas emergenciais). A Escola recebeu, neste ano, dez computadores, uma impressora jato de tinta, um ar condicionado para o laboratório de informática.

     No ano de 2000, foi construído, o palco, a sala de expressão e o camarim.  Essa obra foi conseguida através da vitória na disputa do Orçamento Participativo da Escola Cidadã/99, tendo como apoio os diferentes segmentos: professores, alunos, funcionários e pais.

     Nesse mesmo ano, a Escola ganha uma sala com equipamentos para atendimento de alunos com deficiência visual das escolas da rede, das regiões norte e leste.

     A partir de setembro de 2000, a Escola passou a se chamar "Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas".

     Em 2001, foi construído o muro gradil em substituição a cerca de arame.

     Em dezembro de 2001, assumiram a direção, eleita por voto direto, as professoras: Adriana Soletti (diretora) e Eda Menezes Nunes e Jaqueline Amorin (vices-diretoras). Durante esta gestão foi desenvolvido o projeto "Revitalização do Recreio", o projeto "Trilhando o Caminho da Sabedoria" e o "Projeto Corda D'água".

     Em dezembro de 2004, assumiu a direção composta por Nara O. Dietrich, como diretora e vices Cintia Santafé Scherer e Eda Menezes Nunes (substituída por Maristela Schüller).

     Em 2005, a Escola passou a integrar o Programa "Escola Aberta" oferecendo à comunidade durante os fins de semana cursos de artesanato, informática, capoeira, futebol, xadrez, etc.  

     Também  2005, a Escola passou a sediar, também,  quatro turmas do Pró-Jovem no turno da noite. Este era um programa do Governo Federal de Ensino Fundamental que visava a aceleração de estudos. Cada aluno, além do material didático recebia uma quantia em dinheiro como incentivo e lanches. Em função deste projeto a Escola recebeu, em 2006, dez computadores com o sistema operacional Linux - Muriqui e uma impressora a laser que foram instalados no Laboratório de Ciências. 

     Em 2007, a Escola  recebeu mais quinze computadores com Sistema  Operacional Windows XP, renovando o seu Laboratório de Informática.

     Neste mesmo ano, três turmas da Escola (BT, CP2 e C31) iniciaram a oficina de Robótica sob a orientação das professoras Renata Wizer Dias; Elaine Fraga Veit e Gisela Antunes de Castro  que teve como culminância a participação na  Regional de Porto Alegre da First Lego League - Desafio Energético, no Ginásio Tesourinha com duração de dois dias.

     Em dezembro de 2007, foram eleitas a atual direção: Nara O. Dietrich, como diretora e vices Claudia Adriano Centeno da Silva e Simone Niederauer Weide.

     No ano de 2008, a Escola criou quatro salas ambientes: Português, Língua Estrangeira e Filosofia; Matemática e Ciências; Sócio-História e Geografia e a sala Multidisciplinar (Educação Física e Artes). Estas salas estão sendo utilizadas pelas turmas C30's, no turno da manhã, e C10's no turno da tarde. A proposta é de os alunos trocarem de sala a cada mudança de periodo e/ou disciplina).