VIAGEM


Navio Negreiro

    Para avançares em tua viagem deverás responder a pergunta proposta. Não esqueças que, para tanto deverás buscar auxílio nos recursos que dispões. Esta viagem na história pretende te conduzir até o presente. Esta "viagem" será feita através de perguntas que deverás responder sobre o tema proposto: cidadania, a formação da cidadania dos negros no país na época da Lei Áurea, situação dos cidadãos negros nos dias de hoje. A questão racial no país, a convivência com as diferenças.

Boa viagem

1. O que é cidadania?
a) A pessoa que nasce em determinado local é cidadão.
b) Qualidade, ou direito de cidadão
c) Residir em um país

2. De acordo com o texto proposto os escravos libertos com a Lei Áurea não obtiveram direitos essenciais de acesso a cidadania porque:
a) A ascenção social foi feita pela dança, música e esporte
b)No Brasil, aos libertos não foram dadas nem escolas, nem terras, nem empregos
c) Pelo fato do Brasil ser o último país cristão ocidental a libertar seus escravos.


3. Com base no texto sugerido pelo IBGE faça uma conclusão da situação atual do negro no Brasil, que será redigida e digitada no espaço destinao a conclusão deste espaço. Esta conclusão deverá ser elaborada em grupos de  quatro alunos no máximo. Deverá ser  redigida inicialmente no caderno de cada participante do grupo.

4. Preconceito e racismo significam a mesma coisa? Você já presenciou alguma atitude de preconceito ou racismo na escola? Esta questão também deverá ser elaborada comoa anterior.